No momento, você está visualizando Autoridades de Mato Grosso lamentam morte de Dona Eulália
Ícone da culinária cuiabana Dona Eulália morreu aos 90 anos, nesta segunda. Governo e prefeitura decretam luto oficial de três dias - Foto: PrefeituraCuiabá

Autoridades de Mato Grosso lamentam morte de Dona Eulália

Ícone da culinária cuiabana, Dona Eulália morreu aos 90 anos

Autoridades e políticos de Mato Grosso lamentam a morte do ícone da culinária cuiabana Dona Eulália, ocorrida nesta segunda-feira (28). Ela morreu aos 90 anos e estava internada desde o domingo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar de Cuiabá. Governo estadual e Prefeitura de Cuiabá decretam luto oficial de três dias.

Em nota, o governador em exercício Otaviano Pivetta expressou condolências aos familiares e amigos. “Dona Eulália foi uma pessoa que sempre trabalhou para manter viva a tradição cuiabana e deixa esse legado na nossa cidade. Mas quem mais perde com sua passagem são seus filhos, netos, bisnetos e os amigos e a eles devemos rezar para que busquem o conforto de Deus nessa hora tão difícil”.

A deputada Janaína Riva (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, pronunciou-se sobre o assunto nas redes sociais. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dona Eulália, um ícone da cuiabania e conhecida pelo tradicional bolo de arroz que encantava a todos que tinham o privilégio de degustá-lo. Sua partida deixa uma imensa lacuna não apenas na gastronomia local, mas também no coração de todos que tiveram a honra de conhecê-la”.

Autoridades lamentam a sua morte

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, lamentaram profundamente o falecimento.

“É com profunda tristeza que recebo essa notícia. Não apenas a família, mas todos nós, cuiabanos, sentimos essa perda. Dona Eulália ficará eternamente guardada em nossa memória, assim como em nossos corações”, disse o prefeito em nota.

Assim também, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), disse que o tradicional “tchá co’bolo” cuiabano agora tem sabor de saudade. “ Dona Eulália marcou o café da manhã, o chá da tarde, os encontros e o paladar mais afetivo das famílias cuiabanas. Seu bolinho de arroz virou muito mais que tradição, uma marca registrada da cuiabania. Seus 90 anos de vida foram de dedicação intensa às famílias da nossa Capital”.

Em nota, o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), também falou sobre a morte. “Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos. Que encontrem conforto nas lembranças e no exemplo deixado por essa grande mulher, que continuará viva em nossa memória e em cada manifestação da cultura cuiabana”.