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Azeite extra virgem premium Milonga, foi premiado no EVO IOOC Italy 2022

Azeite brasileiro é eleito o melhor do hemisfério sul no EVO IOOC Italy 2022

Evento EVO IOOC Italy 2022 confirma o destaque dos produtores de azeite brasileiro e leva a medalha de ouro como melhor azeite do hemisfério sul

Mais uma vez o azeite brasileiro ganha destaque em um concurso internacional. Desta vez, o monovarietal Arbequina da Milonga, azeite extra virgem premium, produzido em Triunfo (RS), foi eleito o melhor azeite do hemisfério sul no EVO IOOC Italy 2022.

A competição italiana está em sua sétima edição e é uma das mais importantes do mundo da categoria. Os resultados foram divulgados no último sábado (21) em uma cerimônia no Castello Aragonese, na comuna de Bacoli, na região de Nápoles.

Christian Vogt, sócio e sommelier da marca gaúcha, esteve na ocasião e assim recebeu o prêmio em mãos. “A Itália continua sendo uma meca do azeite, então estar no meio de tantos produtores e ser reconhecido como um azeite de excelência num país jovem como o Brasil neste mercado é fantástico”.

Azeite produzido no Brasil é eleito um dos melhores do mundo em prêmio na Itália - Portal RMC

Estreante na competição, a Milonga também levou medalha de ouro com o corte Arbequina/Coratina; bem como a medalha de prata com sua varietal Koroneiki.

Produção artesanal

A marca é familiar e sua fundação data de 2019 nos pampas gaúchos, desse modo, foca na qualidade do produto com uma produção reduzida. E qual o processo para um azeite premiado?

“Usamos as frutas ainda extremamente verdes, antes delas amadurecerem, e as colhemos rapidamente. O transporte entre o campo e o lagar tem que ser feito em caixas pequenas em pouco tempo. Assim refrigeramos a fruta para não subir sua temperatura em dias quentes, processamos o mais rápido possível em pouco tempo de batedeira e usamos equipamentos de última geração”, explica Vogt.

O resultado a partir da Arbequina é um azeite suave, “bom para o paladar brasileiro e com a harmonização culinária”, diz Vogt. Assim, segundo o sommelier, ganhar o prêmio é sinônimo de autoridade e de que o produto possui muita qualidade.

Desde a divulgação dos resultados no último fim de semana, os pedidos aumentaram drasticamente. Vendidos a R$ 50 no site da marca, os azeites já se encontram esgotados; e há pré-venda de kits com os três azeites premiados.

“Já estamos nos reestruturando e colocando mais pessoas para nos auxiliar neste despacho; assim como no embalo de produtos para poder dar conta de tanta procura”, revela Chris Vogt.

Além disso, outros azeites brasileiros foram premiados na competição. Confira a lista completa no site oficial do evento.