Criada há quase quatro anos pela prefeitura de Rondonópolis, a Banda Municipal (Bamur) tornou-se filiada da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso (FMBF).
A oficialização da filiação da Bamur ocorreu com a visita do presidente da federação, Maestro Markus Santana que estava acompanhado de seus assessores, os maestros Jairo e Alex Salles.
Regida pela batuta do maestro Wagner Linhares, a Bamur completa quatro anos de existência em junho deste ano. Ela é composta atualmente por mais de 30 integrantes.
Nesse curto período de existência, a banda já se apresentou em dezenas de eventos na cidade e também em alguns municípios vizinhos. Ou seja, Pedra Preta, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia, Araguainha entre outros, interpretando todos os estilos e ritmos musicais.
Além das apresentações da Bamur, seus integrantes também trabalham em outras frentes como na formação na Escola de Música na instrução de fanfarras em escolas da rede municipal.
Portanto, cabe ressaltar que o projeto de fanfarras de Rondonópolis é um dos maiores da região Centro-Oeste. Contando com 15 corporações e mais de 900 alunos participando diretamente.
De acordo com o assessor técnico do Departamento Municipal de Música, maestro Daniel Alves, a importância do fato da Bamur passar a ser federada.
Em sua visita a Rondonópolis, o presidente da Federação realizou uma palestra para integrantes da BAMUR nas dependências da Escola de Música. Aliás, está recebendo os ajustes finais para a sua inauguração ocorrer em breve.
Ele considerou um marco importante na história de Mato Grosso e em especial para a região Sul do estado o ingresso da BAMUR. E que é referência para toda a região, nos quadros de filiados da FMBF.
O presidente da federação, que assistiu a execução de duas peças musicais interpretadas pela BAMUR, parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Rondonópolis para o segmento, com a criação da Escola Musical, que deve beneficiar não só a cidade de Rondonópolis, mas também os municípios circunvizinhos.