Banco do Brasil ocupando o 21º lugar geral é o banco mais sustentável do mundo
Pela terceira vez, o Banco do Brasil (BB) foi eleito o banco mais sustentável do mundo pelo ranking Global 100, da empresa canadense de pesquisa Corporate Knights. A instituição financeira havia conquistado a liderança no segmento bancário em 2019 e em 2021.
Nos últimos dez anos, o BB apareceu 7 vezes no ranking das 100 corporações mais sustentáveis do mundo. Entre as companhias brasileiras, no entanto, o banco foi a empresa mais bem posicionada, ocupando o 21º lugar geral de sustentabilidade em todo o mundo.
Segundo a Corporate Knights, a carteira de negócios sustentáveis do Banco do Brasil, atualmente com saldo superior a R$ 282 bilhões, foi o destaque para a classificação no ranking.
Formada por linhas de crédito que financiam atividades com retorno socioambiental a carteira é submetida a avaliação independente. Assim utiliza critérios internacionais para definir projetos e empreendimentos sustentáveis.
Entre os segmentos financiados pela carteira, estão os setores de energias renováveis, eficiência energética, construção, transporte e turismo sustentáveis. Assim como água, pesca, floresta, agricultura sustentável, gestão de resíduos, educação, saúde e desenvolvimento local e regional.
Ranking Global
A divulgação do ranking aconteceu durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, evento que reúne líderes mundiais e empresários em Davos, na Suíça.
Lançado em 2005, o ranking Global 100 lista as 100 grandes corporações mais sustentáveis do mundo. Ao todo, avaliaram cerca de 7,3 mil empresas com receita anual de mais de US$ 1 bilhão por ano.
O ranking avalia as dimensões econômica, ambiental e social de grandes companhias. De acordo com dados públicos publicados pelas empresas, a pesquisa considera 21 indicadores de desempenho.
Entre eles estão gestão financeira, de pessoal e de recursos. Assim como a receita obtida de produtos e de serviços com benefícios sociais e/ou ambientais e desempenho da cadeia de fornecedores.
O Banco do Brasil faz parte de índices de bolsas de valores que consideram empresas sustentáveis do ponto de vista ambiental e social. Como por exemplo, o Dow Jones Sustentability Index, da Bolsa de Nova Iorque, nas categorias mercados globais e emergentes. Além disso o FTSE Good Index Series, da Bolsa de Londres, e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, a bolsa de valores brasileira.
Fonte: Agência Brasil