A nova boneca integra a linha Barbie Fashionista e faz parte de um esforço da Mattel em trazer diversidade para as bonecas
A Barbie lançou sua primeira boneca com autismo, o TEA (transtorno do espectro autista), desenvolvida ao longo de mais de 18 meses de estudo e pesquisas em colaboração com a Autistic Self Advocacy Network, ONG liderada por pessoas autistas e que luta pelos direitos dessa comunidade. “É fundamental que os jovens autistas vejam representações autênticas e positivas de si mesmos”, afirma Colin Killick, diretor executivo da organização.
A nova boneca integra a linha Barbie Fashionista e faz parte de um esforço da Mattel em trazer diversidade para as bonecas e representar meninas e mulheres ao redor do mundo. “Barbie sempre se esforçou para refletir o mundo que as crianças veem e as possibilidades que imaginam”, diz Jamie Cygielman. Ele é líder global de bonecas da Mattel.
A linha já reúne mais de 175 versões, com diferentes tons de pele, tipos de cabelo e corpos. Em 2023, a Mattel lançou a primeira Barbie com Síndrome de Down. Enquanto que em 2024, a primeira com deficiência visual. Em 2025, lançou bonecas PCDs inspiradas em brasileiras.
Aplicativo de Comunicação Alternativa e Aumentativa
Durante o processo de desenvolvimento da boneca do espectro autista, executivos da ONG ajudaram a criar os detalhes que refletem a realidade de pessoas com autismo. A boneca apresenta articulações nos cotovelos e pulsos, permitindo movimentos como autoestimulação. Assim como agitar de mãos usados por muitos autistas para processar informações sensoriais ou expressar alegria. O olhar da Barbie é levemente deslocado para o lado, refletindo como alguns membros da comunidade evitam o contato visual direto.
Além disso, a boneca vem com um fidget spinner, brinquedo giratório usado para aliviar estresse e ansiedade, fones de ouvido com cancelamento de ruído. Assim, tem o objetivo de evitar sobrecarga sensorial, e um tablet com um aplicativo de Comunicação Alternativa e Aumentativa. Aliás, pensaram no vestido e até os sapatos para o conforto e facilidade dos movimentos.
Fonte: forbesbrasil


