No momento, você está visualizando As belezas naturais de Bonito (MS), um dos principais destinos do Brasil
Bonito MS é um premiado destino de ecoturismo no Brasil

As belezas naturais de Bonito (MS), um dos principais destinos do Brasil

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil: indicações e dicas

O município de Bonito em Mato Grosso do Sul foi eleito pela 16ª vez o Melhor Destino de Ecoturismo, durante a edição 2019/2020 do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, promovido anualmente pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.

De acordo com a revista, o prêmio existe para prestigiar os que realmente se dedicam a oferecer mais e melhor na indústria do turismo, ajudando o turista a escolher e viajar melhor.

Assim, a premiação é concedida em 24 categorias de serviços e empreendimentos ligados ao turismo, no Brasil e no mundo. Desse modo, a escolha se dá a partir de votação dos leitores que realizaram algum tipo de viagem nos últimos dois anos.

Localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, Bonito é o local perfeito para quem procura a integração entre natureza, ecoturismo e aventura. Assim, grutas, balneários, flutuações, águas cristalinas, trilhas e cachoeira são algumas das atrações que surpreendem no paraíso natural. Nesse sentido, um diferencial da cidade é que os sul-mato-grossenses têm descontos para descobrir as belezas naturais.

Motivos para conhecer Bonito 

Além da fauna e flora exuberantes, Bonito tem uma diversidade de opções turísticas, tanto no município quanto na região. Ou seja, são mais de 50 atividades, entre cachoeiras, grutas, rapel, mergulho, passeio de bicicleta, cavalgadas, entre outros.

Para quem não procura por aventura, dessa maneira, a cidade conta com estrutura urbana que vale a pena dedicar um passeio a pé. Seja para conhecer a culinária da região, como a guavira (fruta típica), o monumento da praça central que rende belas fotos, seja para vivenciar a vida noturna, com diversos bares e restaurantes.

Assim, a maioria dos atrativos turísticos em Bonito, tem acessibilidade, permitindo que pessoas com mobilidade ou visão reduzidas participem ativamente. Além disso, as crianças também tem permissão para participarem das atividades. Isso faz com que a cidade seja um destino ideal também para viagens em família.

Pontos turísticos de Bonito

Gruta do lago azul

Gruta-do-Lago-azul-Bonito-
Gruta do Lago Azul é a caverna mais procurada da cidade por sua beleza e águas transparentes

Famoso monumento natural, a Gruta do Lago Azul é um dos pontos mais concorridos de Bonito.
Logo após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas, pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis. São mais de 80 metros de profundidade de pura beleza.

Nascente Azul

Um atrativo à parte, a Nascente Azul é um balneário que permite a realização de flutuação na nascente de águas cristalinas. Ou seja, a ordem é aproveitar o dia no local, que conta com tirolesa aquática e terrestre, mergulho com cilindro, bar e restaurante com almoço e redário para descanso.

Origem do nome

O nome Nascente Azul é devido ao fato da água da nascente ser tão cristalina que que parece azulada. Também atrai muitos visitantes pelo fato de permitir a prática de apneia.
Para a flutuação, o passeio começa por uma trilha suspensa de madeira, que passa em meio a mata ciliar, por uma longa cachoeira de tufas calcárias.

Flutuação no Rio da Prata

No Rio da Prata, há uma ressurgência, apelidada de vulcão, que é uma das atrações à parte.

A flutuação no Rio da Prata é uma das mais famosas da região e começa com uma trilha até a nascente do Rio Olha D’Água, de onde inicia-se a descida do rio.

São cerca de 1,7 km de percurso descendo o Rio Olho d’Água, até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata. À partir deste encontro, chamado de “Barra”, a flutuação segue pelo Rio da Prata, por mais 600 metros.

Durante o percurso, o turista pode observar plantas e animais de diversas espécies em uma imensa piscina natural de águas cristalinas.

FLUTUAÇÕES

Afinal, o que é uma flutuação? Como a própria palavra já entrega, flutuação é flutuar pelos rios. Isto é, você vai descer um rio se deixando levar pela correnteza. É muito relaxante e a sensação é deliciosa!

Acredite, o passeio é uma delícia e não tem perigo algum, já que a maioria tem pouca profundidade e tudo é bem seguro. Definitivamente, a correnteza dos rios é bem fraquinha e pode-se ir deslizando vagarosamente e ir apreciando a natureza ao redor e dentro da água.

As mais famosas

As águas da região costumam ser cristalinas e os rios são cheios de peixes, das mais diversas variedades. Os passeios são sempre guiados por guias experientes e a entrada do passeio já inclui o aluguel de uma roupa de neoprene, botinha de neoprene e snorkel, e naturalmente, coletes salva-vidas. Como toda esta paramentação nos protege da temperatura da água e nos faz boiar, o passeio se transforma só em diversão e assim pode ser feito até por quem não sabe nadar.

Mas anote aí as flutuações mais famosas de Bonito: as flutuações no Rio da Prata, no Aquário Natural e no Rio Sucuri. Naturalmente, existem muitas outras opções, mas estas 3 são as mais procuradas, sendo que a flutuação no Rio da Prata é a aquela que exige uma boa programação antecipada, já que costuma estar esgotada nos períodos de alta temporada.

Aquário Natural – flutuação

A flutuação no Aquário Natural é a melhor para iniciantes e para pessoas que não sabem nadar.

Localizado a 7 km do centro de Bonito MS, o Passeio de Flutuação no Aquário Natural é feito no Rio Baía Bonita. Antes do início do passeio os visitantes têm um treinamento na piscina do atrativo e logo após, começam uma trilha interpretativa de 500m pela mata ciliar até chegar ao deque principal da nascente do rio.

São cerca de 800m de flutuação até o encontro com os rios Formoso e Formosinho, sendo que, no Rio Formoso se faz uma parada para usufruir da tirolesa. Durante o percurso pode-se utilizar um barco de apoio que acompanha o grupo na flutuação. Durante a Flutuação no Aquário Natural, o visitante terá a oportunidade de avistar vários peixes, animais e muita vegetação.

Abismo de Anhumas

O Abismo de Anhumas é uma caverna inundada de água cristalina, onde o acesso é feito através de uma pequena fenda no chão, por uma descida de 72 metros de altura, realizada através de um sistema de elevação.

Já dentro da caverna, o turista chega até um lago subterrâneo, tendo oportunidade de contemplação ou realizar passeio de bote, flutuação ou mergulho de cilindro. O mergulho exige credenciamento para a atividade.

Além do lago cristalino, o abismo também tem formações que impressionam.

Da entrada até a base da caverna são 72 metros de descida vertical em rapel, uma técnica totalmente segura de descida em cordas.

Bonito: como chegar?

Dá para chegar em Bonito por meio terrestre ou aéreo.

Saindo de Campo Grande, há vans que fazem o transporte até a cidade, sendo uma das opções mais acessíveis.

De avião, a companhia aérea Azul tem voos aos domingos, quartas e sextas-feiras, saindo do Aeroporto de Campinas diretamente para o Aeroporto de Bonito, localizado a cerca de 15 km do centro da cidade.

Para pessoas que têm como origem da viagem outras cidades, é possível desembarcar no Aeroporto de Campo Grande e alugar um carro para chegar até a cidade, em viagem que dura cerca de quatro horas.

Qual a melhor época para viajar até Bonito?

A melhor época para viajar até Bonito é durante a baixa temporada, quando os preços dos passeios e atrativos ficam cerca de 30% mais baratos em relação à alta temporada.

Portanto, os meses de fevereiro, fora do Carnaval, maio e junho são os mais calmos na cidade.

É indicado visitar Bonito na baixa temporada porque os atrativos têm limitação de visitantes por dia e por horário para garantir a preservação do meio ambiente. Dessa forma, quanto menor o movimento, maior será a chance de garantir vagas nos passeios e economizar.

Quantos dias são necessários para conhecer Bonito?

Bonito tem dezenas de atrativos e a maioria dos passeios costuma durar pelo menos meio período do dia. Desta forma, para saber quantos dias passar na cidade, é necessário elaborar um roteiro com quais locais você deseja conhecer.

Dica da maioria de agentes de turismo: o roteiro merece uma incursão de cinco dias para aproveitar vários atrativos. Outra dica para aproveitar várias atividades é escolher passeios que ofereçam opcionais, como balneários.

O que levar na mala para uma viagem para Bonito?

Entretanto, além dos documentos e objetos de uso pessoal, é necessário preparar uma mala pensando nos passeios que serão realizados. O ideal é levar trajes de banho, como biquínis, maiôs e sunga e toalha, já que a maioria dos atrativos são na água.

Roupas leves, tênis, chinelo e boné também são imprescindíveis. Nas grutas, por exemplo, é obrigatório o uso de tênis, por isso, é importante verificar o traje exibido para cada passeio que deseja fazer. Em alguns casos, o uso de meias e roupas de manga e calça comprida podem ser necessários.