Você está visualizando atualmente BeReal, a rede social que se popularizou no Brasil no último mês
O BeReal é uma rede social que se propõe a mostrar a vida de verdade e não o mundo artificial que as redes sociais geralmente mostram

BeReal, a rede social que se popularizou no Brasil no último mês

Saiba do que se trata e como funciona o BeReal, uma rede social com a proposta de mostrar a realidade

Uma foto por dia, dois minutos para postar, um momento aleatório e zero filtro. Essa é a fórmula do BeReal, rede social que se tornou um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros nos últimos dias.

Na última semana, explodiram as pesquisas no Google pelo termo BeReal, que atingiu o pico de popularidade. Cresceram também os downloads do aplicativo da rede social. Na última semana, a rede social foi o 12º aplicativo mais baixado no país, na frente de nomes como Facebook, WhatsApp e Kwai.

Embora tenha alcançado popularidade no Brasil somente agora, o BeReal já faz bastante sucesso mundo afora. Lançado na França em 2020, onde é o aplicativo mais baixado, ele tem se popularizado também nos Estados Unidos, sobretudo entre universitários.

Com a premissa de ser uma rede social real, o BeReal (em português, Seja Real) tem caído no gosto dos usuários. Diferentemente das demais plataformas, ela é bastante simples, com um feed curto e sem muitas informações.

Funciona assim: diariamente, o aplicativo envia uma notificação para todos os usuários do mundo ao mesmo tempo. O momento varia a cada dia, com o objetivo de pegar os internautas de surpresa. Quando recebe a notificação, a pessoa tem dois minutos para publicar uma foto dupla, capturando tanto pela câmera traseira quanto pela câmera frontal.

Objetivo do BeReal

O objetivo é fazer com que os usuários mostrem a realidade de suas vidas, revelando o que estão fazendo naquele exato momento. “BeReal é a sua chance de mostrar ao seus amigos quem você realmente é, pelo menos uma vez ao dia”, afirma a descrição do aplicativo na Google Play Store.

Passados os dois minutos, o feed é renovado com as publicações feitas pelos amigos. Tudo o que foi postado no dia anterior desaparece, ficando disponível apenas para cada usuário ver suas memórias.

Se uma pessoa decide não publicar naquele dia, ela também não consegue ver as postagens dos outros. Se a notificação for vista mais tarde, ainda é possível publicar, mas a foto fica com uma marcação mostrando o tempo de atraso.

Além disso, junto do feed de amigos, existe o feed chamado Discovery, no qual é possível ver publicações de pessoas do mundo todo que escolheram tornar suas fotos públicas.