A Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Públicas ‘Saber com Sabor’ estão realizando neste mês de outubro uma programação especial de incentivo à leitura
A ação tem como objetivo inserir as crianças no mundo do livro, levando conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e ainda mais, estimular a criatividade nas Bibliotecas Públicas, o emocional, o cognitivo e o raciocínio lógico dos pequenos.
A coordenadora das Bibliotecas “Saber com Sabor, Vera Lúcia Mendes, falou sobre as ações já realizadas e abaixo, os locais onde acontecem as atividades. Iniciativas como essas incentivam e oportunizam o acesso gratuito à leitura além disso, despertam o hábito da leitura nas crianças, jovens e adultos”, afirmou.
No evento na Biblioteca Pública ‘Saber com Sabor’ Dr. Paulo Eduardo dos Santos estudantes do Centro Municipal Educação Infantil (CMEI) Maria Conceição de Oliveira, no bairro Jardim Brasil, fizeram uma visita programada e na praça Alencastro disponibilizaram um total de 1.500 livros, sendo 250 infantis.
Assim, entre os títulos distribuídos durante o evento, estão os livros Uma história por dia, Contos de fadas, A menina corajosa que um dia montou uma mula sem cabeça, Menino Maluquinho, Tanto/Tanto Bruxa/Bruxa, Mais prato para Pedrinho, Turma do Mato, Brigão e o Beija Flor, Igor o Rei Leão, além de livros técnicos e de auto-ajuda.
Segundo Vera Lúcia, nas ações realizadas pela Biblioteca ‘Saber com Sabor’ há sempre uma programação variada. Ou seja, contação de histórias, baús de livros, varal literário de gibis e, muito importante, a população pode doar livros.
Apreciando um bom livro nas Bibliotecas Públicas ‘Saber com Sabor’
Para aqueles que querem emprestar livros também é fácil, basta efetuar o seu cadastro, levando um comprovante de residência, documento oficial com foto (original e uma cópia), informar o número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca.
As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros, na sua maioria provenientes de doações da população em geral. Todas elas também possuem o Cantinho Cuiabano, onde estão disponíveis obras de autores cuiabanos e mato-grossenses, além de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, livros técnicos e outros.
Além de leituras e pesquisas, os frequentadores têm acesso a internet e atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores. Por exemplo: contação de histórias, palestras, teatros e oficinas de brincadeiras desenhos, pinturas, dobraduras, jogos, reciclagem diversas e feiras de livros, com trocas e doações. Em datas comemorativas, a produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas, trava língua).
Os espaços estão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Atualmente, estão em funcionamento em Cuiabá, sete bibliotecas distribuídas em bairros da capital cuiabana. São os bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel, Centro e, por fim, no Distrito de Nossa Senhora da Guia.