No momento, você está visualizando Black Friday pode injetar R$ 700 milhões na economia de Mato Grosso, diz pesquisa
Conforme o estudo, 52% dos entrevistados pretendem realizar compras no Black Friday, com uma média de gasto de R$ 384,89

Black Friday pode injetar R$ 700 milhões na economia de Mato Grosso, diz pesquisa

O Black Friday, uma das mais importantes datas para o comércio, pode ajudar no crescimento das vendas até o fim de novembro em Mato Grosso. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), a data pode injetar R$ 700 milhões na economia do estado.

Pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), a federação fez uma pesquisa sobre a “Intenção de compras para a Black Friday 2022”.

O levantamento, realizado com 258 entrevistados entre o período de 11 de outubro a 10 de novembro, contemplou as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Cáceres e outras 26 municípios do estado.

Conforme o estudo, 52% dos entrevistados pretendem realizar compras neste período, com uma média de gasto de R$ 384,89.

Black friday

Segundo a Fecomércio, a injeção do dinheiro deve atingir diversos setores do comércio e serviços. Mas outro fator relevante observado na pesquisa, é que 44% dos entrevistados pretendem gastar mais neste ano.

De acordo com a pesquisa, a maioria pretende comprar roupas e/ou acessórios para presentear (21%), seguido de perfumes e/ou cosméticos (16%). Para os itens de tecnologia e comunicação, a pretensão de compra entre os que irão aproveitar a data, chega a 13% dos produtos, além de itens de uso doméstico que serão alvo de 37% do consumo.

Segundo o IPF, neste ano, a Black Friday foi impulsionada pelos gastos com a Copa do Mundo, o que aumentou a pretensão de compra assim como a média de gastos.

Contudo, em relação à forma de pagamento, 62% dos entrevistados pretendem realizar o pagamento com cartão de crédito. O pagamento à vista, com o uso do cartão de débito, será feito por 14% dos entrevistados e o dinheiro e Pix correspondendo por 6% cada.

Para os que não irão comprar, 55% acreditam não ser vantajoso realizar compras na data, e 44% disseram que não consumirão por condições financeiras. Apenas 1% declarou não ter disponibilidade de tempo.