No momento, você está visualizando Blefaroplastia segura previne complicações graves

Blefaroplastia segura previne complicações graves

Mesmo sendo considerada uma cirurgia de menor porte, a blefaroplastia exige estrutura hospitalar adequada e profissional qualificado

A Dra. Samira, do Hospital de Referência Oftalmológica, destaca que a falta de preparo da Blefaroplastia pode levar a sequelas estéticas e funcionais permanentes.

A busca por rejuvenescimento do olhar leva muitas pessoas à blefaroplastia, cirurgia indicada para remover excessos de pele nas pálpebras. No entanto, quando realizada por profissionais sem a formação adequada ou em ambientes despreparados, o procedimento pode resultar em danos funcionais permanentes.

Conforme ela, casos como esse têm se tornado mais frequentes nos consultórios de oftalmologistas especializados em cirurgia plástica ocular.

A blefaroplastia, embora seja considerada uma cirurgia de menor porte, deve ser realizada em ambiente com centro cirúrgico, presença de anestesista, bem como protocolos rigorosos de assepsia e antissepsia.

Líder de cirurgias em 2024, mostra pesquisa

A mais recente pesquisa da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), aponta que a blefaroplastia foi a cirurgia plástica mais realizada no mundo em 2024, com mais de 2,1 milhões de procedimentos. No Brasil, foi a terceira mais comum entre todas as cirurgias estéticas realizadas, ficando atrás apenas da lipoaspiração e da cirurgia de aumento das mamas.

Com o aumento da procura, especialistas reforçam a importância da segurança no procedimento. Para a Dra. Samira, a escolha de um local adequado e de um profissional experiente é determinante.

A médica, todavia, também destaca a importância de escolher criteriosamente o profissional responsável pela cirurgia.

“É extremamente importante pesquisar sobre a formação profissional do cirurgião de pálpebras, se possui registro ativo no CRM, RQE (Registro de Qualificação de Especialista), como oftalmologista e se é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO)”, afirma.

Aliás, o tempo de experiência e o compromisso com resultados naturais e seguros também são fatores que devem ser levados em consideração. De acordo com a Dra. Samira, a decisão não deve se basear em preço ou popularidade nas redes sociais.