Você está visualizando atualmente BMW anuncia carro elétrico capaz de mudar de cor em segundos
Em poucos segundos, carro elétrico da BMW pode ir da cor branca para a preta.

BMW anuncia carro elétrico capaz de mudar de cor em segundos

Novidade de troca de cor chamou a atenção em anúncio da BMW de carro elétrico

A fabricante alemã BMW acaba de apresentar ao mundo um carro elétrico bicolor. O modelo, batizado de iX Flow, vai do preto ao branco e volta do branco ao preto em segundos. Bastando apenas o toque de um botão. O veículo foi apresentado na feira Consumer Electronics Show (CES) 2022, que ocorre nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Segundo a montadora, questões legais ainda entrarão em discussão, mas isso não é um problema agora, visto que a tecnologia não está implementada nos carros à venda. A demonstração teve registro de pessoas que acompanham o evento e, sobretudo, compartilhada por personalidades como o jornalista americano Josh Benson.

Segundo informações divulgadas pela montadora, o recurso é uma tinta eletrônica chamado de coloração eletroforética desenvolvida pela companhia E Ink. Tratam-se de milhões de microcápsulas com a espessura de um fio de cabelo contendo tinta branca e preta carregadas de magnetismo.

Os pigmentos brancos têm carga negativa e os pretos, positiva. Quando o comando é dado, é liberada uma estimulação eletromagnética no revestimento para que apenas a cor escolhida apareça na superfície.

Durante a apresentação em Las Vegas, Frank Weber, líder do departamento de investigação e desenvolvimento da BMW, disse que a ideia é mostrar que até o exterior dos carros pode estar integrado ao mundo virtual. “Queremos mostrar que no futuro as experiências digitais (nos carros) não vão se limitar às telas. Com o BMW iX Flow, então, estamos dando vida à carroceria”, enfatizou.

Mudança de cor poupa energia

A mudança de cor para branco — que reflete a luz solar — pode ajudar a manter a temperatura do veículo mais baixa em dias quentes e poupar o gasto com ar condicionado.

Vale lembrar que por se tratar de um carro elétrico, qualquer ganho de eficiência energética representa assim uma economia de combustível.

O carro ainda não está disponível ao público. A BMW não deu detalhes sobre a durabilidade do efeito, total de energia gasta pelo carro a cada alteração, nem a temperatura ideal para que o funcionamento seja efetivo. No entanto, testes estão sendo feitos nesse sentido.