Em referência ao caso Carrefour, Itamaraty e Ministério da Agricultura alertam que apoio a “campanha de desinformação” terá consequências negativas como boicotes
O governo “se manterá vigilante” na defesa da imagem dos produtos brasileiros e “voltará a reagir com firmeza” diante de qualquer nova campanha internacional, afirmam o Itamaraty e o Ministério da Agricultura, em nota conjunta na qual comentam o boicote. Bem como, posterior recuo da rede francesa Carrefour à carne exportada pelos países do Mercosul.
“O Brasil ressalta a importância da parceria estratégica, dos fluxos de comércio e dos laços históricos que mantém com o continente europeu de maneira geral. Com a França em particular”, diz a nota, divulgada pelos dois ministérios na noite desta terça-feira (26).
“Não obstante, voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros. Ou seja, em especial do agronegócio, cujos padrões de excelência ao longo de toda a cadeia produtiva reconhecidos em todo o mundo.”
A nota se refere à postura do Carrefour como parte de “manifestações protecionistas baseadas em campanhas generalizadas sem qualquer base nos fatos”. Faz um alerta sobre o impacto de “campanhas de desinformação” nas relações com o Brasil.
“O governo brasileiro espera que as empresas que anunciaram boicotes a produtos brasileiros revertam essas decisões infundadas. E que todos os atores que tenham contribuído para essa campanha de desinformação tenham presentes as consequências negativas de seus atos. Dessa maneira, levem em conta o grave impacto que poderão ter para as suas relações com o Brasil. Portanto, devem permanecer mutuamente benéficas e sempre pautadas pelo respeito e pela lealdade”.