Bolsista de MT alcança marco sem precedentes na história do Brasil chegando à final do mundial de tênis
O jovem tenista Livas Damazio, bolsista do projeto Olimpus, do Governo de Mato Grosso (MT), conquistou o vice-campeonato no torneio de tênis sub-14 realizado em Prostejov, na República Tcheca.
O time Brasil, do qual a atleta cuiabano faz parte, foi superado pela equipe dos Estados Unidos na final da competição realizada neste sábado (10).
Esta foi a primeira vez na história que o Brasil chegou à final do Mundial nesta categoria. Recentemente, Livas disputou finais em torneios importantes, como o de Annency e Blois, na França, e chegou à semifinal em Duren, na Alemanha, na semana passada.
Um dos momentos de mais destaque foi a vitória da última quinta-feira (8), quando o mato-grossense de apenas 14 anos venceu o japonês Takahiro Kawaguchi, campeão de Wimbledon, garantindo, assim, a classificação para as semifinais e, subsequentemente, a final do Mundial de Prostejov.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura, parabenizou o jovem tenista pelo vice-campeonato e pelas conquistas durante turnê pela Europa.
“Estamos extremamente orgulhosos do desempenho do Livas neste Mundial. Essa conquista é, sem dúvida nenhuma, reflexo do seu talento e esforço. No que depender do Governo do Estado, continuaremos apoiando e investindo em nossos jovens atletas para que possam alcançar ainda mais sucesso”, afirmou.
Incentivo do Governo de MT
O programa Bolsa Atleta tem como objetivo promover o desenvolvimento esportivo e proporcionar condições melhores para a prática e o aprimoramento de atletas que se destacam em suas respectivas modalidades.
Assim, os beneficiados recebem bolsas mensais que ajudarão a cobrir custos relacionados a treinamentos, competições e outros gastos essenciais para o desempenho de alto nível.
O benefício de Bolsa Atleta atende esportistas de vários municípios mato-grossenses. Araputanga, Barra do Garças, Brasnorte, Marcelândia, Nova Mutum, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Ipiranga do Norte. Além de Rondonópolis, Paranaíta, Pontes e Lacerda, Sorriso, Várzea Grande, Tabaporã, Mirassol D’Oeste, Jangada, Cáceres, Querência, dentre outros.