No momento, você está visualizando Bombeiros realizam curso com cães que atuam em salvamentos
O curso capacitação visa promover aos bombeiros e cão que atuam em buscas melhores condições de atendimentos

Bombeiros realizam curso com cães que atuam em salvamentos

O curso capacitação visa prover os bombeiros e seus cães que atuam em buscas melhores condições de atendimentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) realizou nesta segunda-feira (27), a abertura do 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Canino (APH-K9) do CBMMT. A abertura aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira na realização da capacitação.

O curso dos bombeiros destina-se a prover aos binômios (bombeiro e cão), conhecimentos para realizar atendimento pré-hospitalar aos cães de busca, resgate e salvamento da corporação em situações de emergência em desastres e em locais de difícil acesso até a chegada ao atendimento médico veterinário. Portanto, a duração do curso é de uma semana, sendo realizado no período de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023

Assim como buscas realizadas pelos bombeiros e cães da corporação em regiões de mata e difícil acesso no Estado e a atuação dos cães da corporação em situações de desastre, como Brumadinho-MG e Petrópolis-RJ, exemplos de situações em que pode necessário o conhecimento trazido pelo curso.

O curso

“Hoje não se pensa mais em atividades como de busca de pessoas desaparecidas em matas ou de estruturas colapsadas sem a utilização do binômio (condutor+cão). Isso facilita, potencializa e agiliza o trabalho do Bombeiro Militar. Por isso, estamos capacitando os condutores a prestarem um primeiro atendimento pré-hospitalar ao cão em situações de acidentes, ainda em zona quente.” Destacou o coronel BM Alessandro Borges Ferreira, Comandante-Geral da instituição, sobre a importância do curso.

O curso terá aulas presenciais na Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT. Assim, contará com a participação de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Participarão do curso um total de trinta binômios, sendo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e de outros nove Estados. Assim como a Polícia Militar e Polícia Penal de Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal.