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BookTok: Tendência de incentivo a leitura no TikTok impacta mercado editorial, e editoras criam novas estratégias com redes sociais

BOOKTOK: tendência no TikTok incentiva leitura e fortalece editoras

BookTok: Tendência de incentivo a leitura no TikTok impacta mercado editorial, e editoras criam novas estratégias com redes sociais

O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de 1881, do autor brasileiro Machado de Assis, foi o livro mais vendido da Amazon, nos Estados Unidos, na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha”, no dia 21 de maio. Isso aconteceu após a escritora e podcaster norte-americana, Courtney Henning Novak, postar um vídeo no TikTok falando que aquele era o melhor livro já escrito.

O vídeo viralizou na plataforma de vídeos curtos, seguindo uma tendência que apareceu nos últimos anos, a BookTok. Courtney postou outro vídeo comentando, desta vez, sobre “Dom Casmurro”, outra obra de Machado de Assis, de 1899.

BookTok é um fenômeno no TikTok em que creators e autores publicam vídeos contando curiosidades sobre livros que estão lendo. A hashtag “BookTok” já conta com 33,6 milhões de publicações na plataforma. E esses creators estão sendo chamados de BookTokers.

Apesar de o fenômeno ter incentivado a leitura entre os jovens, Nohoa Arcanjo, cofundadora & CBO da Creators.llc, no entanto, salienta que dados recentes mostram uma queda geral na taxa de leitura em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

Como as editoras e livrarias podem aproveitar

Neste contexto, para Nohoa, editoras e autores que antes dependiam de canais tradicionais de marketing, agora, encontram no TikTok uma plataforma eficaz para alcançar leitores ávidos por novidades.

Assim, a executiva indica alguns exemplos do exterior que poderiam ser replicados no Brasil, como a Barnes & Nobles, maior rede de livrarias dos Estados Unidos, que criou uma seção “BookTok Favorites”, em seu site e lojas físicas, onde reúne os livros mais populares da plataforma. “Eles também promovem esses títulos em suas redes sociais e newsletters”, complementa.

Outro exemplo, no entanto, é a Bookshop.org, plataforma online que apoia livrarias independentes, que também tem uma seção dedicada aos “BookTok Bestsellers”. A Editora Planeta, inclusive, já tem notado essa tendência e entrado nela.

Desde esse ano, a cenário mudou e muito booktokers se profissionalizaram, de acordo com Ana. O que tem aumentado a credibilidade de algumas divulgações e diminuído o impacto de outras, uma vez que o público tem começado a desconfiar um pouco mais dos anúncios pagos.

Futuro dessa tendência

Na visão de Nohoa, é provável que essa tendência de BookTok continue crescendo e se diversificando. Com o surgimento de nichos cada vez mais específicos, com comunidades dedicadas a gêneros literários como fantasia, romance, suspense e não-ficção.

A cofundadora & CBO da Creators.llc, também entende que no futuro, essa tendência possa intensificar a colaboração entre booktokers, autores e editoras. Resultando em projetos inovadores e experiências de leitura imersivas. O CEO da MField concorda com Nohoa e complementa:

“Se evoluirmos para um ativo que une o Booktoker com o autor e com a possibilidade de aquisição da obra, fecha-se o ciclo de ponta a ponta”.

Com isso, o impacto no mercado editorial será profundo, segundo Nohoa. Tanto ela quanto Santos entendem que, neste contexto, editoras e autores terão que se adaptar a essa nova realidade. Investindo em conteúdo digital e estratégias de marketing que dialoguem com a linguagem do TikTok.