A subida de Botelho no ranking se deve ao cálculo somente dos votos válidos, ou seja, quando não se contam nem os brancos nem os nulos
O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União Brasil) atingiu 47,4% das intenções de votos válidos. Enquanto que Lúdio Cabral (PT) passou à frente de Abílio Brunini (PL), mas continua indefinido quem iria para o segundo turno das eleições. Os dados do instituto Sensor foram divulgados nesta quinta-feira (3).
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro com 1,2 mil eleitores. A subida de Botelho no ranking se deve ao cálculo somente dos votos válidos, ou seja, quando não se contam nem os brancos nem os nulos. A margem de erro é de 2,83%.
A intenção de votos válidos em Botelho variaria entre 44,5% e 50,2%. Lúdio aparece com 22,7%, a um ponto percentual de Abílio, que ficou com 21,6% e recuou para o terceiro lugar na pesquisa. Eles estão em empate técnico.
Conforme os dados, a intenção de votos válidos no petista variariam entre 19,9% e 25,5%. Já as margens de Abílio Brunini estariam entre 18,8% e 24,4%.
Os candidatos têm três dias para abrir um pouco mais de distância e assegurar a segunda vaga no segundo turno. Domingos Kennedy (MDB) aparece com 8,1% e não estaria mais chance de avançar, de acordo com o instituto.
Data da votação
Os números da pesquisa estimulada com os entrevistados escolheram um candidato de uma lista pré-determinada. Na estimulada, Eduardo Botelho tem 39,6%, Lúdio Cabral 19,1%, Abílio Brunini 18,1% e Domingos Kennedy 6,6%.
O primeiro turno ocorre no primeiro domingo de outubro e o segundo turno, se houver, no último domingo de outubro — em 2024, dias 6 e 27 de outubro. O Código Eleitoral, portanto, determina que o horário da votação é das 8h às 17h, horário de Brasília.