Você está visualizando atualmente Botelho amplia vantagem e lidera para prefeito de Cuiabá
Essa é a primeira pesquisa registrada sem o nome do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e coloca Botelho em vantagem

Botelho amplia vantagem e lidera para prefeito de Cuiabá

Essa é a primeira pesquisa registrada sem o nome do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia e coloca Botelho em vantagem

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), lidera em todos os cenários possíveis a disputa eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá. É o que aponta a mais nova rodada de pesquisas do Instituto MT Dados, a primeira após a confirmação do nome do parlamentar como candidato do grupo político do governador Mauro Mendes (União). Em um dos três cenários testados, inclusive, o levantamento aponta que Botelho poderia vencer a disputa já em primeiro turno.

Assim, no primeiro cenário, Botelho lidera a disputa com 33% das intenções de voto. Em seguida, à distância, vem o deputado federal Abílio Brunini (PL), que tem 19% da preferência do eleitorado, e pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 14%. O atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) tem 6% dos entrevistados, enquanto o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) recebeu 4% das intenções de voto. Marcos Ritella e Ulisses Moraes também citados na pesquisa, com 1% cada. Brancos e nulos somaram 5%, e 17% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Já no segundo cenário, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, o que excluiria Stopa da disputa, a tendência de vitória de Botelho se mantém. Ele lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Abílio, com 19% e com o petista recebendo 15% da preferência do eleitorado. Juca do Guaraná aparece em quarto, com 4%. Brancos e nulos somaram 7%, e 20% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Segundo turno

A liderança de Botelho se consolida em todos os cenários testados de um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Alencastro. Ele vence Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18% e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também testou possibilidades de segundo turno sem Botelho e se a disputa fosse entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Já se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista levaria a melhor, 27% a 11%.

Abílio lidera quando o quesito avaliado é o da rejeição, quando o eleitor indica em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Assim, 22% dos eleitores afirmaram não votar, em nenhuma hipótese, no deputado federal. A segunda maior rejeição é a de Juca do Guaraná, com 14%, seguido por Lúdio, com 13%, e Stopa, com 8%. Líder nas pesquisas, Botelho é o candidato que tem a menor rejeição, apenas 5%.

Espontânea

O MT Dados também quis saber da preferência do eleitorado na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados ao eleitor. Botelho tem 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio com 10,9%, Lúdio com 8,9%, Stopa com 2% e Juca com 1,3%. O chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, Ulisses Moraes e Marcos Ritella têm menos de 1% dos entrevistados.

Todavia a pesquisa do MT Dados ouviu 1.060 eleitores de Cuiabá, entre os dias 7 e 10 de março. Desse modo, a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MT-07478/2024.