No momento, você está visualizando Botelho se compromete a dar transparência a medicamentos do SUS
Botelho divulgará a relação de medicamentos, com a data de entrada, fabricação, lote e validade disponíveis na rede municipal de saúde- Foto: Vanderson Ferraz/ALMT

Botelho se compromete a dar transparência a medicamentos do SUS

Botelho se compromete a dar transparência a medicamentos do SUS

O candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (União) firmou compromisso com o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), se eleito, executar a Lei n° 6.689, que obriga a Prefeitura de Cuiabá a divulgar a relação de medicamentos, com a data de entrada, fabricação, lote e validade disponíveis na rede pública municipal de saúde, no site e no portal de transparência da prefeitura.

O anúncio ocorreu durante o encontro de apoiadores do republicano à reeleição, realizado no domingo (15) na sede da Fecomércio-MT, na presença de aproximadamente 500 pessoas.

A lei foi aprovada em 2021 e tinha o prazo de um ano para implantada, o que não ocorreu.

“A informação deve ser precisa no site da prefeitura e no Portal da Transparência. Quanto aos medicamentos que são de distribuição gratuita, bem como se estão disponíveis ou em falta no sistema público de saúde. Em caso de falta de medicamento, deverá divulgada a previsão de data em que o mesmo estará disponível”, afirmou Magalhães.

Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá)

O candidato Eduardo Botelho (União Brasil) participou da rodada de entrevistas da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) em parceria com a Rádio Metrópole FM (105.9). Durante a entrevista, Botelho respondeu às perguntas dos diretores, apresentou suas propostas e assinou uma carta de compromisso com os empresários da Capital.

Dentre as pautas discutidas, o Centro Histórico foi um dos destaques, em especial as pessoas em situação de rua que vivem no local. Segundo Botelho, o trabalho social voltado para essa questão se intensificarâ durante sua gestão, caso seja eleito.

“Vamos fazer um trabalho muito sério. Temos cerca de 400 pessoas nessas condições e precisamos agir enquanto ainda temos controle disso”, afirmou o candidato.

Botelho também propôs a criação de uma comissão para levar essas pessoas a centros de tratamento, oferecendo uma inclusão digna por meio de casas terapêuticas e entidades sociais religiosas.

“Vamos incluí-los na sociedade e, principalmente, mostrar o quanto Deus se importa com a vida deles”, disse. Ele destacou ainda que aqueles envolvidos com a criminalidade, como a venda de drogas, receberão uma resposta enérgica. “Vamos fazer um trabalho sistemático com a Polícia Militar e Civil, com apoio dos comerciantes, Ministério Público e Defensoria Pública, para atuar nesse problema social”, ressaltou o candidato.

Centro de produção de energia solar

Outro ponto abordado durante o encontro foi a criação de incentivos fiscais para empresas de tecnologia investirem no Centro Histórico de Cuiabá. O presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, questionou Botelho sobre a possibilidade de redução da alíquota do ISSQN, que tem levado empresas de tecnologia a migrarem para outras cidades devido ao alto custo.

Em resposta, Botelho afirmou que irá trabalhar para resolver a questão tributária, não apenas para o setor de tecnologia, mas também para outros setores. “Temos que aproveitar essa janela antes da reforma tributária e atrair essas empresas. Na verdade, elas querem montar suas bases aqui, e nós vamos trabalhar para resolver a carga tributária”, afirmou. O candidato também manifestou o desejo de transformar Cuiabá em um centro de produção de energia solar, aproveitando o clima da região.