O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), confirmou que apoiará o primeiro-secretário Max Russi (PSB) como seu sucessor nas eleições da Mesa Diretora
Max é o melhor nome para tocar a Assembleia depois de mim, porque já sabe o ritmo, afirmou o deputado Eduardo Botelho. O pleito está previsto para ocorrer em setembro deste ano, e os novos eleitos vão comandar a Assembleia pelo biênio 2025-2026. Botelho, porém, não tentará a reeleição porque irá disputar a Prefeitura de Cuiabá.
Todavia para ele, Max “está pronto” para comandar a Casa de Leis. “Tenho compromisso firmado desde o ano passado para apoiar Max. Fiz esse compromisso e vou manter. Confio que ele dará continuidade ao padrão de qualidade e isso é importante”, disse Botelho.
“Ele fez um bom trabalho comigo, tem sido meu parceiro. Max é o melhor nome para tocar a Assembleia depois de mim, porque já sabe o ritmo e estava junto às melhorias que conseguimos”, acrescentou.
Além de Max, a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), e o deputado estadual Júlio Campos (União) demonstraram interesse em concorrer o comando da Casa.
A Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Assembleia é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.
A segunda mais importante é o primeiro secretário, que comanda o orçamento da Assembleia, na casa de R$ 700 milhões.
Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário, e quarto secretário.
O deputado Eduardo Botelho, não tentará a reeleição para disputar a Prefeitura de Cuiabá. Ele disse já ter dado as contribuições necessárias e que, agora, pretende deixar a vaga para um colega interessado.
Então, elogiou a trajetória de Max, que ocupa o cargo de primeiro-secretário, e o considerou preparado para assumir a liderança.
“Tenho clareza da minha posição e faço questão de externá-la. Deixo claro que votarei no deputado Max para presidente da Assembleia. Ele está pronto e preparado para dar continuidade ao trabalho que venho fazendo”, afirmou.