No momento, você está visualizando Botelho mantém liderança na disputa eleitoral em Cuiabá
Pesquisa divulgada pelo Instituto Percent, aponta na liderança, o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, na disputa eleitoral em Cuiabá

Botelho mantém liderança na disputa eleitoral em Cuiabá

Presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, se mantém na liderança, mas em empate técnico com Abílio Brunini

Pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto Percent, aponta na liderança, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, como favorito na disputa eleitoral em Cuiabá. Porém, o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, demonstrou grande evolução na sondagem eleitoral com o apoio do governador Mauro Mendes, destacado como um dos melhores ‘cabos eleitorais’ na disputa em Cuiabá.

A exemplo do registrado no ano passado, Botelho segue na liderança da corrida eleitoral em todos os cenários pesquisados. Porém, em alguns deles a liderança se dá apenas em empate técnico com o deputado federal Abílio Brunini.

No primeiro cenário analisado pelo Percent, Botelho aparece com 23,7% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Abílio, que somou 20% das intenções de voto. Lúdio Cabral aparece em terceiro lugar, com 14% das intenções, enquanto Fábio Garcia somou 10,8%. Já o vice-prefeito José Roberto Stopa tem a preferência de 4,5% dos entrevistados e o Pastor Marcos Ritella amarga a última colocação, com 2%.

No segundo cenário, sem a participação de Stopa, Botelho amplia sua vantagem e marca 25,2% das intenções de voto, ainda em situação de empate técnico com Abílio, que mantém seus 20%. Lúdio cresce para 15% das intenções e Garcia alcança 12% neste cenário. Ritella permanece em último lugar, com 2,3%.

Já no terceiro cenário, Stopa substitui Lúdio como o candidato da federação dos partidos de esquerda. Neste caso, Botelho deixa a situação de empate técnico e passa a liderar a corrida eleitoral, com 26% das intenções de voto. Abílio mantém seus 20%, enquanto Fábio Garcia sobe para 12,6% da preferência. Stopa não consegue pontuar tanto quanto Lúdio e fica em quarto lugar com 6%. Ritella permanece em último, com 2,6% da preferência do eleitorado.

Rejeição

Entretanto, Abílio Brunini lidera quando o quesito é a rejeição do eleitorado. Segundo a pesquisa Percent, 24,8% dos entrevistados não votariam em Abílio de jeito nenhum. O segundo colocado é o petista Lúdio Cabral, com 9,9% de rejeição.

Botelho fica em terceiro lugar neste quesito, com 6,6% de rejeição, e seguido de perto por Stopa, que tem 5,5%. A pesquisa aponta ainda que 4,3% dos entrevistados não votariam no Pastor Ritella de jeito nenhum. O candidato menos rejeitado é Fábio Garcia, com apenas 1,5%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de fevereiro de 2024. Ouviram 1.200 pessoas de forma presencial, tanto na zona rural quanto na área urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº MT-06359/2024.