Você está visualizando atualmente Botelho vê falta de estrutura em comunidade rural
Pequenos produtores da agricultura familiar reivindicaram apoio ao deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa

Botelho vê falta de estrutura em comunidade rural

Pequenos produtores da agricultura familiar reivindicaram apoio ao deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)

Botelho esteve neste mês, na comunidade rural Serra das Laranjeiras, no distrito Aguaçu, e detectou as dificuldades que os agricultores enfrentam como falta de água potável. Além da manutenção das estradas e sinal de internet.

Defensor da agricultura familiar, Botelho descreveu a luta na ALMT pelo setor e anunciou a entrega de mudas de banana, mais resistentes para ajudar os produtores.

“Desde que entrei na Assembleia Legislativa tenho ajudado as comunidades. Agora todos os deputados estão apoiando com emendas de bancadas para aquisição de equipamentos, distribuição de calcário e alevinos”, diz o deputado.

De acordo com Botelho, um projeto para produzir mudas de banana, mais resistente à insetos e outros problemas está em andamento. “Já temos cem mil mudas para distribuir. Além de produzir mais rápido, as mudas de café doadas, vão alavancar a produção da baixada cuiabana”, ressalta o parlamentar.

Aliás, o trabalho desenvolvido de regularização fundiária em 41 municípios em parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Tribunal de Justiça, Defensoria, Ministério Público e os cartórios lembrado.

Iliete Soupinski, é secretária da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras. Ela informou que as 40 famílias que residem na região têm terreno para plantar, mas dependem da irrigação. Além da água potável, pedem projetos para captar água da chuva através de barragens e represas sustentáveis. Bem como melhorar o sistema de irrigação das lavouras da agricultura familiar é a meta da comunidade.

O transporte escolar dos alunos de diversas comunidades vizinhas é um outro problema. É o que conta Carmem Lúcia Mendes Leite, presidente da Associação de Mulheres da Comunidade Terra Vermelha e Circunvizinhas de Bocaiuval, Monjolo, Santa Luzia, Mata Dentro e Assentamento Casulo. Para essas comunidades rurais, Botelho viabilizou trator, grade e iluminação pública.