Você está visualizando atualmente BP Bunge investe em ações para atração de mulheres do agro
As ações da BP Bunge voltadas para a inclusão de mulheres no agro fazem parte de um movimento ligado à Agenda ESG da companhia.

BP Bunge investe em ações para atração de mulheres do agro

Por meio de Rodas de Conversa BP Bunge, a companhia fomenta discussões a fim de quebrar paradigmas sobre a atuação das mulheres no agro

BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, tem atuado para criar possibilidades para atrair mais mulheres para o setor agrícola da companhia. As ações voltadas para a inclusão de mulheres no agro fazem parte de um movimento ligado à Agenda ESG da companhia, que lançou seu programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), o Bem Plural, no 2º semestre de 2023, após a realização de um diagnóstico sobre o tema.

O Bem Plural contribui para a construção de um ambiente de trabalho ético, justo, inovador e atrativo, que seja representativo da sociedade, pois promove por meio de compreensão, diálogo, comunicação e iniciativas o comportamento de acolhimento e respeito entre todos os colaboradores, profissionais e parceiros de negócio.

Para ampliar a diversidade na empresa, os colaboradores podem atuar no programa por meio dos grupos de afinidade, divididos em quatro pilares. Ou seja: Mulheres; Raça e Etnia; LGBTQIAPN+; e PcD.

Além disso, a BP Bunge é signatária do movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, que levou a empresa assumir a meta de ter até 30% de liderança feminina até 2025.

Frente 100% feminina

Em abril de 2023 teve início, na unidade de Santa Juliana, em Minas Gerais, um projeto-piloto com uma frente de trabalho exclusivamente feminina, na atividade de preparo de solo. A companhia fez algumas ações junto às mulheres das comunidades próximas à unidade. O que possibilitou a formação de dois turnos compostos apenas por mulheres — inclusive a líder direta. Assim, foi deslocada de outro setor para dar suporte às novas colaboradoras.

Após o sucesso da ação, a empresa estruturou e implementou uma iniciativa no formato de Rodas de Conversa. Para atração de mulheres nas cidades próximas às 11 unidades do grupo. Com o apoio das prefeituras, portanto, foram realizadas palestras para as mulheres das comunidades. Para apresentar a cultura, valores e modelo de negócio da BP Bunge, além das oportunidades e rotina de trabalho no campo.

Os primeiros encontros ocorreram entre os meses de setembro e outubro em municípios do entorno das unidades. Isto é: Guariroba (SP), Moema (SP), Ouroeste (SP), Santa Juliana (MG), Tropical (GO), Monteverde (MS) e Pedro Afonso (TO). Até o fim da safra 2023/24, as unidades Ituiutaba, Itapagipe e Frutal, em Minas Gerais, e Itumbiara, em Goiás, realizarão as Rodas de Conversa nas comunidades.

Capacitação para a inclusão

Segundo Cesar Bresciani, a BP Bunge adota a estratégia de investir no desenvolvimento de pessoas para se tornar uma empresa de referência no setor. Por isso, a companhia possui o programa interno de capacitação, denominado Capacita+. E que possui algumas frentes, como o Capacita+ Comunidade, que tem como foco a formação profissional para funções específicas. Como operadores de máquinas agrícolas ou mecânicos. Adicionalmente, há uma versão do programa dedicada exclusivamente à capacitação de mulheres.

Capacita+ Mulher em ação

Para dar início às ações do Capacita+ Mulher, a BP Bunge implementou um projeto-piloto nas usinas de Guariroba (SP) e Santa Juliana (MG). Em colaboração com o Senai, para treinar mulheres como operadoras de trator. A capacitação — que ocorreu nos meses de novembro e dezembro — contou com a participação de 38 mulheres de quatro cidades próximas às usinas. O Senai administrou a parte teórica, enquanto a BP Bunge forneceu as máquinas para a formação prática do curso.

Mas no decorrer da safra 2024/25, o programa Capacita+ Mulher vai para as demais unidades da BP Bunge. O objetivo é alcançar todas 11 unidades do Brasil e as próximas a receberem a capacitação serão Ouroeste (SP) e Pedro Afonso (TO).