No momento, você está visualizando BR-163: Ministros discutem obras de infraestrutura em Mato Grosso
Ministros Fávaro e Renan Filho, se reúnem para discutir as obras de infraestrutura na BR-163, em andamento no estado de Mato Grosso - Foto: Gov.br

BR-163: Ministros discutem obras de infraestrutura em Mato Grosso

Ministros discutem obras de infraestrutura em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da reunião realizada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir as obras de infraestrutura na BR-163, em andamento no estado de Mato Grosso.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (9), na sede do Ministério dos Transportes, com a participação do governo de Mato Grosso, representantes da bancada federal do estado e de entidades privadas.

No estado, o governo federal triplicou o valor dos investimentos na infraestrutura logística. “Nós já ampliamos os investimentos do Governo Federal no estado de Mato Grosso. Multiplicamos por três o que vinha sendo feito no governo anterior. E hoje eu fiz esse convite para discutirmos a duplicação da BR-163 da cidade de Sinop até a divisa com o Pará”. Assim explicou o ministro Renan Filho.

De Sinop a Guarantã do Norte, deverão duplicados 245,8 quilômetros da BR-163

Entre os principais pontos do debate, a otimização do contrato da Via Brasil BR-163/MT/PA e BR-230/PA. Uma das principais rodovias para o escoamento da produção da Região Centro-Oeste, sendo o principal acesso de Mato Grosso ao polo portuário de Miritituba (PA). A otimização do contrato prevê execução de 49 quilômetros de duplicações, faixas adicionais e marginais.

De acordo com levantamento do Ministério dos Transportes, a estimativa é de geração de 43.058 empregos diretos. 20.308 indiretos e mais 66.302 via efeito de renda, totalizando 129.677 postos de trabalho criados na Via Brasil.

Durante a reunião também discutiram outras obras em andamento no estado, como as da BRs 158 e 242 e o Contorno de Cuiabá. Para isso, foi conclamada a união de forças entre o governo federal, governo do Estado e parlamentares para a solução de entraves na realização das obras.

“Orçamento tem, os projetos têm, inclusive a parceria para ser tudo mais rápido, bem como todas as adequações necessárias. Vamos trabalhar para avançar nessas obras tão importantes, não apenas para a população mato-grossense, mas para a economia do país”, destacou o ministro Carlos Fávaro.