Intensas negociações entre as duas nações culminaram em um acordo celebrado em 31 de agosto autorizado a exportar frango para Israel
O Brasil alcançou um feito histórico ao se tornar o primeiro país a receber autorização para exportar carne de frango para Israel. As intensas negociações entre as duas nações culminaram em um acordo celebrado em 31 de agosto. Para acessar o mercado israelense, as empresas brasileiras deverão cumprir os rigorosos padrões de produção kasher.
De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Proteína Animal, Israel apresenta uma demanda crescente por carne de frango. Segundo dados do Ministério da Agricultura de Israel, o país consome mais de 600 mil toneladas anualmente. Assim como com uma projeção de alcançar 700 mil toneladas por ano até 2026. O frango é a proteína animal mais consumida em Israel, com um consumo médio de mais de 42 quilos por pessoa anualmente, uma das taxas mais elevadas do mundo.
No contexto brasileiro, esse acordo representa um marco significativo para o setor de carne de frango. Todavia, deverá alcançar um recorde histórico, superando a marca de 5 milhões de toneladas exportadas para todo o mundo pela primeira vez. Esse volume representa um aumento de até 8% em comparação com os embarques do ano passado.
“Esse avanço representa não apenas um impulso substancial para o comércio bilateral entre os dois países, mas também simboliza a confiança e a maturidade nas relações comerciais entre Brasil e Israel. Mas a liberação das importações de carne de frango brasileira por parte de Israel é um resultado de anos de discussões e negociações. Esse acordo não é apenas uma resposta à alta demanda por carne de frango em Israel, mas também reflete a solidificação de uma parceria comercial sólida assim como promissora entre as nações”, destacou o presidente da Câmara Brasil – Israel (BRIL Chamber), Renato Ochman.