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O estudo Lições do Apoio do Banco Mundial para a Educação Básica terá o Brasil como participante

Brasil é selecionado para estudo do Banco Mundial

Estudo do Banco Mundial tem o Brasil entre os países escolhidos para analisar resultados de aprendizagem

O Brasil foi um dos dez países selecionados para um estudo de Avaliação do Enfrentamento da Crise de Aprendizagem: Lições do Apoio do Banco Mundial para a Educação Básica (2012-2022), que está sendo conduzido pelo Grupo Independente de Avaliação (IEG) do Banco Mundial.

Essa seleção é fruto de uma importante ação do Ministério da Educação (MEC), para mitigar os impactos da crise sanitária no setor. O Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. É uma política moderna que garante apoio técnico e pedagógico aos profissionais da educação. Assim, tudo é realizado gratuitamente e com tecnologia de ponta.

Uma parte importante do estudo consistirá nas entrevistas com o pessoal relevante do Banco Mundial e outras partes interessadas. Incluindo contrapartes governamentais, acadêmicas, think tanks, e organizações da sociedade civil. As entrevistas virtuais acontecerão em setembro e em outubro de 2022.

Todas as entrevistas serão em anonimato para encorajar o compartilhamento de experiências e para respeitar a confidencialidade das respostas recebidas. A entrega do relatório final de avaliação deve ocorrer até o final do ano fiscal. Uma versão preliminar do relatório chegará para comentários antes de sua finalização.

O estudo de caso analisará ao mesmo tempo o apoio do Banco Mundial ao Brasil para a melhoria da qualidade da educação básica e o enfrentamento da crise nos resultados de aprendizagem, que foi aprofundada pelo fechamento das escolas durante a crise sanitária da Covid-19.

O estudo pretende examinar o pacote completo de apoios do Banco Mundial para que possa melhorar a qualidade da educação e os resultados de aprendizagem. Incluindo apoio financeiro, assistência técnica, diálogos políticos e parcerias estratégicas.

Operações relevantes na Unidade de Gerenciamento do país relacionadas à Prática Global de Educação (GP) e outras Práticas Globais que tenham diretamente apoiado a educação básica também serão contempladas pelo projeto.

Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens

A Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída por meio do Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022, tem antes de tudo, o objetivo de implementar em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica.

Entre as diretrizes da Política, destacam-se, sobretudo, a adaptação curricular para priorização das habilidades e das competências, com a definição de marcos de aprendizagem para cada ano escolar; o incentivo ao desenvolvimento de soluções e metodologias que promovam a recuperação das aprendizagens e a promoção da inclusão digital, do uso das tecnologias educacionais e da inovação nas instituições de ensino.

Fonte: Gov.br