Você está visualizando atualmente Brasil lista ações de sustentabilidade dos últimos anos
Ao todo, foram listadas mais de 800 ações de sustentabilidade promovidas pelo atual governo federal do Brasil

Brasil lista ações de sustentabilidade dos últimos anos

Ao todo, apresentaram mais de 800 ações de sustentabilidade do atual governo federal do Brasil

O governo federal lançou durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), a “Agenda Brasil + Sustentável”. O documento apresenta medidas adotadas nos últimos quatro anos que estariam alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global para acabar com a pobreza e proteger o meio ambiente. Ao todo, listaram mais de 800 ações de sustentabilidade no Brasil.

Segundo o governo, a produção da Agenda Brasil + Sustentável se deu de forma colaborativa e mobilizou a participação de todos o ministérios. O documento, com 80 páginas, também está acessível ao público. Nele, são citadas as contribuições de iniciativas variadas como o Auxílio Brasil, o Plano Safra, o Marco Legal do Saneamento e a Operação Acolhida, entre outros.

A conferência, que neste ano aconteceu no Egito, ocorre anualmente desde 1995, quando então criada a partir da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima pactuada três anos anos. O evento reuniu todos os países signatários da convenção.

Sustentabilidade no Brasil: ministro destacou parcerias público-privado

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, foi o chefe da delegação do brasileira. Mas em discurso proferido, ele também apresentou programas e políticas públicas implementadas pelo país nos últimos anos.

“Desde 2019, trabalhamos junto com o setor privado para encontrar soluções climáticas e ambientais lucrativas para as empresas, as pessoas e a natureza. Invertemos a lógica dos governos anteriores de só agiam para multar, reduzir e culpar. Este governo faz políticas para incentivar, inovar e empreender, criando assim marcos legais para uma robusta economia verde com geração de emprego e renda a todos os brasileiros”, disse o ministro.

Leite reconheceu que o país tem desafios para enfrentar, como o desmatamento ilegal na Amazônia. Assim os 100 milhões de brasileiros sem acesso a redes de esgoto e os mais de 2,6 mil lixões a céu aberto.