Você está visualizando atualmente Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions 2024
Performance nacional na 71ª edição do Festival Internacional Cannes Lions, foi muito boa, onde o Brasil levou 92 Leões

Brasil soma 92 Leões nas 30 competições do Cannes Lions 2024

DM9 lidera ranking brasileiro de prêmios com 92 Leões, mas a AlmapBBDO e Gut também concorrem aos troféus

Apesar do anticlímax do último dia de premiações, quando o Brasil ganhou apenas dois Leões de Bronze, saiu da área de Film sem prêmio pela primeira vez na história da participação do País no festival. Entretanto, foi muito boa a performance nacional na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Os 92 Leões conquistados devem manter o Brasil como terceira maior força do evento, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

O total de Leões é o mesmo do ano passado. Mas, considerando o peso e os pontos de cada metal, o desempenho em 2024 é o melhor dos últimos anos. Vinte agências brasileiras conquistaram 2 Grand Prix, 14 Leões de Ouro, 31 de Prata e 45 de Bronze. O resultado está abaixo dos 101 Leões de 2018, supera ligeiramente a performance de 2023 (92 Leões). Mas está acima das registradas em 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões).

A maior novidade no ranking brasileiro em 2024 é o desempenho da DM9, que no ano passado ficou em décimo lugar.

Com três Leões, e agora lidera a lista nacional de mais premiadas, com 16 troféus (4 Ouros, 4 Pratas e 8 Bronzes).

Agency of the Year e de Independent Agency of the Year

Além da DM9, há outras duas agências brasileiras com chances nas disputas pelos troféus de Agency of the Year e de Independent Agency of the Year. A AlmapBBDO e a Gut São Paulo.

No ranking de prêmios brasileiros, a Almap somou 1 Grand Prix, 2 Ouros, 3 Pratas e 10 Bronzes. E ficou a apenas um ponto da DM9. Mas, para o troféu de Agency of the Year, a regra do festival é confusa e considera também os finalistas incluídos nos shortlists, dando 1 ponto a cada um deles. Com um limite de no máximo dez por agências — neste quesito, a Almap, com 55 finalistas, leva vantagem sobre a DM9, que teve 36 finalistas.

Já a Gut, que no ano passado se destacou como Independent Network of the Year e também como Agency of the Year e Independent Agency of the Year, pelo desempenho do escritório de Buenos Aires, esse ano soma boa performance com os prêmios para a equipe de São Paulo: 6 Leões de Ouro, 4 de Prata e 8 de Bronze.

O top 5 do ranking brasileiro, portanto, se forma com a VML (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze) e com a Africa Creative (1 Ouro, 5 Pratas e 5 Bronzes).

O ranking de anunciantes mais premados com cases brasileiros liderado pela Coca-Cola (3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze). Seguida por Mercado Livre (1 Grand Prix, 5 Pratas e 3 Bronzes), Consul (3 Ouros e 2 Pratas), Ambev (1 Ouro, 3 Pratas e 2 Bronzes) e Volkswagen (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).

Confira o ranking de prêmios brasileiros

Assim aplicaram os pesos oficiais do Cannes Lions. 30 pontos para Grand Prix, 15 pontos por Leão de Ouro, 7 pontos por Leão de Prata e 3 pontos por Leão de Bronze.