Alto número de brasileiros que gostam de jogos eletrônicos mostra a força do mercado gamer no país
O número de brasileiros que se divertem através dos jogos eletrônicos continua crescendo, e neste ano o país atingiu a marca de 74,5% de sua população que diz jogar games. Isso significa que três em cada quatro pessoas no Brasil usam celulares, videogames ou computadores para jogar.
Este é o maior número já registrado em relação a adesão aos games em território nacional; e sobretudo representa um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano passado. Já dentro do público gamer, a maioria dos usuários é composta por mulheres, que no levantamento representam 51% dos jogadores.
Os números são do nono levantamento anual realizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB); desenvolvida primordialmente pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Em 2022, o estudo ouviu 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal; em uma pesquisa que tomou forma entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.
Segundo a pesquisa, os jogos eletrônicos são populares em todas as idades; mas a faixa etária de 20 a 24 anos é a que realmente predomina no público gamer do Brasil, com 25,5% dos usuários. Em seguida, o hábito de jogar games é mais comum para os adolescentes de 16 a 19 anos, com 17,7%.
Entre os adultos, a divisão se faz mais equilibrada, com pessoas de 25 a 29 anos representando 13,6% dos jogadores. Os gamers de 30 a 34 anos são 12,9% dos usuários, e além disso, os que tem entre 35 e 39 anos compõem 11,2% do público.
A maioria do público que consome jogos eletrônicos se identifica como parda ou preta, com 49,4%, seguida então pelos gamers que se declaram brancos, que representam 46,6%.