Brecha no WhatsApp permite adição de usuários a grupos de spam, afetando até quem tem o aplicativo configurado para permitir a entrada em grupos apenas por contatos conhecidos
Uma brecha no WhatsApp tem permitido que números desconhecidos adicionem usuários a grupos de propaganda, mesmo sem a sua autorização (spam). O problema existe ao menos desde setembro, como indicam relatos nas redes sociais.
A situação afeta até mesmo quem configurou o aplicativo para permitir a inclusão em grupos apenas por contatos conhecidos.
As mensagens de spam só aparecem no WhatsApp Web, e não no aplicativo para celular. Não está claro por que o serviço está permitindo esse tipo de contato, uma vez que golpistas podem se valer disso.
Ao ser adicionado nos grupos, que costumam aparecer com o título “Nome desconhecido”, o usuário é impedido de interagir, pois é excluído logo em seguida. “Você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele”, diz o aviso.
Em geral, as mensagens envolvem empresas de diferentes segmentos, como renegociação de dívidas, contratação de planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia. Elas incluem ainda um número de telefone ou um link para um canal de atendimento.
A Meta, dona do WhatsApp foi procurada, mas não houve resposta da empresa.
Como denunciar números grupos desconhecidos
Como ela não está funcionando totalmente, a melhor saída é denunciar o grupo ou o número para a plataforma. Veja abaixo como fazer:
- Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (⋮);
- Clique “Mais” e, em seguida em “Denunciar”;
- Escolha se você quer apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
- Selecione “Denunciar”;
- Informe por que o número está bloqueado, como “conteúdo indesejado” – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não exibida.
Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também recomenda-se fazer uma denúncia formal à polícia.