No momento, você está visualizando Cadastramento de pescadores artesanais no Repesca vai até 13 de fevereiro
Cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Repesca, poderá ocorrer até o dia 13 de fevereiro, de forma exclusivamente online - Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Cadastramento de pescadores artesanais no Repesca vai até 13 de fevereiro

Para o cadastro de pescadores, é indispensável apresentação de documentos que comprovem o exercício da pesca artesanal como profissão exclusiva

O cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca) poderá ocorrer até o dia 13 de fevereiro, de forma exclusivamente online. O cadastramento é indispensável para que o pescador artesanal possa receber o auxílio do Governo do Estado.

O prazo para cadastramento foi reaberto no dia 1º de janeiro e segue por 45 dias. O link de acesso ao Repesca está disponível tanto no site da Setasc quanto no da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Conforme a Lei n° 12.197 (Transporte Zero), os pescadores habilitados no Repesca receberão o auxílio financeiro de um salário mínimo até 2026.

O pagamento do benefício começou em 2024, quando a lei entrou em vigor. Sendo assim, ocorrerá, exclusivamente, nos meses em que não coincidirem com o período da piracema em Mato Grosso. Isto é, uma vez que nesse período os pescadores já serão atendidos pelo Seguro Defeso do Governo Federal.

Para o cadastro, os pescadores deverão acessar o sistema Repesca pelo link https://repesca.setasc.mt.gov.br/ e informar os seguintes documentos.

Documento de identificação com foto (RG, CTPS ou outro documento oficial com foto); documento de identificação com foto dos membros do seu núcleo familiar (pessoas que morem na mesma residência. Por exemplo: cônjuge, companheiro, filhos, netos e outros); inscrição no CadÚnico, se houver; e o comprovante de endereço atualizado.

Também são indispensáveis os documentos que comprovem o exercício da pesca artesanal como profissão exclusiva, como Inscrição no Registro Geral de Pesca (RGP); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); autodeclaração do exercício da pesca profissional artesanal preenchida (disponível no site do Repesca); e número de telefone.