Os cafés de 14 estados brasileiros ganham visibilidade na Semana Internacional do Café (SIC)
A Semana Internacional do Café (SIC) encerrou nesta sexta-feira (22), às 20h, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento tem como objetivo dar maior visibilidade aos cafés de 14 estados brasileiros. Destacando 42 regiões e as 16 Indicações Geográficas (IGs) já reconhecidas no país.
A programação incluiu palestras e workshops que abordaram tendências como impacto climático, avanços tecnológicos e comportamento do consumidor. Segundo a Agência Sebrae de Notícias, a exposição dos cafés gera oportunidades para toda a cadeia produtiva, fortalecendo os negócios e ampliando todavia a rede de contatos entre produtores.
No estande da instituição, por exemplo, o produtor pode degustar cafés que possuem a certificação de Indicação Geográfica (IG)
“Queremos ajudar o produtor a ter dignidade e dinheiro no bolso. A empresa dele é a propriedade e deve estar neste universo, criar contatos. Além de participar de campeonatos e concursos”, destacou Carmen Sousa, analista do Núcleo de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae, reforçando a importância dos pequenos negócios que representam 70% da produção familiar no Brasil.
No estande da instituição, por exemplo, o produtor pode degustar cafés que possuem a certificação de Indicação Geográfica (IG) e acompanhar apresentações de pitches – forma curta e direta que resume tudo o que um investidor/cliente precisa saber.
Fique por dentro
Aliás. a programação de sexta-feira (22), incluiu o lançamento do livro “A Revolução do Café Brasileiro”. Sendo assim, conta com os agricultores que têm se organizado para conquistar o registro no Instituto Nacional de Patrimônio Industrial (INPI). Além disso, encontros entre produtores e compradores nacionais e internacionais de café no espaço Cupping & Negócios. A ação faz parte do Programa Juntos pelo Agro, que é uma parceria entre Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).