No momento, você está visualizando Calor extremo cozinhou mexilhões e mariscos vivos em praias do Canadá

Calor extremo cozinhou mexilhões e mariscos vivos em praias do Canadá

A onda de calor devastadora que atingiu a Colúmbia Britânica na semana passada está sendo responsabilizada pela morte de uma enorme quantidade de mexilhões, mariscos e outros animais marinhos que vivem nas praias do oeste do Canadá.

Christopher Harley, um professor do departamento de zoologia da Universidade de British Columbia, encontrou incontáveis mexilhões mortos abertos e apodrecendo em suas conchas no domingo na praia de Kitsalano, que fica a poucos quarteirões de sua casa em Vancouver.

Harley estuda os efeitos da mudança climática na ecologia das costas rochosas onde vivem mariscos, mexilhões e estrelas do mar, então decidiu observar como os invertebrados intertidais estavam se saindo na onda de calor recorde que atingiu a área de 26/6 a 28/6.

“Pude sentir o cheiro daquela praia antes de chegar, porque já havia muitos animais mortos do dia anterior, que não foi o mais quente dos três [dias]”, disse. “Comecei a dar uma olhada apenas na minha praia local e pensei: ‘Oh, isso, isso não pode ser bom.'”

No dia seguinte, Harley e um de seus alunos foram para Lighthouse Park, em West Vancouver, que ele visita há mais de 12 anos.”Foi uma catástrofe lá”, disse ele. “Há uma cama de mexilhões extensa que cobre a costa e a maioria desses animais tinha morrido.”

Ft: CNN