Vídeo viral na internet popularizou o corte que está sendo chamado de “calvão de cria”
Novas tendências de moda surgem a toda hora e, graças às redes sociais, elas se espalham cada vez mais rápido. Dessa vez, o que tem literalmente feito a cabeça dos jovens é o “calvão de cria”, corte de cabelo que simula a calvície.
Essa onda surgiu há cerca de quatro meses numa barbearia da cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e depressa ganhou fãs em vários estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Aqui no Rio, profissionais contam que o corte ainda não é uma unanimidade entre a galera. Mas já há quem aposte nele como marca de estilo e ousadia.
“Um cliente meu chegou aqui pedindo para fazer o corte depois de ter visto na internet. Ele também queria ficar famoso, ganhar curtidas. Eu aceitei o desafio e fiz. Até o barbeiro que trabalha comigo encomendou o “calvão” também”, resume Raphael Barbio, de 26 anos, dono de uma barbearia na Penha, Zona Norte.
“Adeptos estão mostrando que a calvície é normal, que todos podem encarar isso, seja de forma natural ou não. Pois o que era considerado um problema virou estilo”, completa Raphael.
Quem lançou a ideia foi o barbeiro gaúcho Márcio Campos, de 27, proprietário da Vikings Barber Shop desde 2020. Ele conta que, em fevereiro deste ano, dois clientes chegaram na barbearia com a imagem de um corte visto na internet. Na loja, coube a Márcio reproduzir o desenho. Todo o trabalho durou 20 minutos, sendo postado nas redes sociais.
Não demorou para que o vídeo viralizasse e alcançasse cerca de 4 milhões de visualizações e mais de 100 mil curtidas até agora. Segundo o barbeiro, o que começou como uma zoação, hoje se tornou costume: o “calvão” é adotado principalmente para chamar atenção em festas e eventos na cidade.