Câmara de Cuiabá avança no planejamento das políticas de governança pública com objetivo de aprimorar os trabalhos legislativos
A Câmara Municipal de Cuiabá trabalha em ações voltadas para melhoria das políticas de governança pública com objetivo de aprimorar os resultados dos trabalhos legislativos. Uma das formas para avançar nesse quesito foi a adesão ao trabalho orientativo desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).
As secretarias, coordenadorias e núcleos trabalharam na elaboração de metas que visam permitir a potencialização das atividades desenvolvidas. Tornando, dessa forma, o Legislativo cuiabano mais participativo e próximo da população.
O acompanhamento de todo esse exercício tem sido feito pelo Comitê de Gestão Estratégica, composto por servidores efetivos, que efetuam o andamento dos indicadores.
“O comitê conseguiu mobilizar os secretários e suas equipes nas reuniões do Planejamento Estratégico, que resultou na criação de 12 indicadores. Estes possuem metas de curto prazo já implantadas em 2021 e de longo prazo que serão implantados até o ano de 2023. Permitindo assim a continuidade dos projetos desenvolvidos de uma gestão à outra”, disse a presidente do Comitê, Amanda Fares.
Desde a adesão ao programa do TCE, os servidores participaram de reuniões online com consultores para discutir os objetivos e os resultados das ações já implementadas. A presidente do Comitê disse que o resultado das atividades realizadas em 2021 foram positivas e então destacou os aperfeiçoamento daqueles já realizados.
“O Comitê de Gestão Estratégica encerra o ano de 2021 com um saldo positivo de ações desenvolvidas que incluem desde melhorias no sistema da ouvidoria, normatização de processos, melhorias de infraestrutura e sustentabilidade. Bem como a capacitação de servidores, migração dos projetos legislativos físicos para o meio digital, entre outras”, disse.
Nosso objetivo é melhorar a entrega dos serviços prestados ao cidadão
A secretária de Gestão de Pessoal, Bárbara Noronha, destaca que o objetivo do trabalho, portanto, é melhorar a entrega dos serviços prestados ao cidadão.
“O objetivo macro é melhorar a imagem da Câmara perante a sociedade cuiabana e, a partir daí, nós temos uma série de metas que devemos cumprir na transparência. Assim também nas questões dos processos, na comunicação, são várias metas que temos que implementar até 2023″, explicou.
Fonte: Secom Câmara