Você está visualizando atualmente CÂMARA: Especialistas defendem metas mais ambiciosas para COP26
A COP26 ocorrerá de 1 a 12 de novembro de 2021 e tem entre seus objetivos discutir a implementação do Acordo de Paris

CÂMARA: Especialistas defendem metas mais ambiciosas para COP26

COP26 – O país precisa ter metas mais ambiciosas para conter os gases do efeito estufa

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), será em Glasgow, na Escócia. Especialistas defendem uma atuação mais efetiva do governo de Jair Bolsonaro na defesa do meio ambiente. Assim como a definição de metas mais claras para a COP26.

Durante a comissão geral realizada na Câmara dos Deputados para debater o tema, especialistas apontaram que o país tem retroagido no combate ao desmatamento. E que, assim também, o país precisa ter metas mais ambiciosas para conter os gases do efeito estufa.

A COP26 ocorrerá 1º a 12 de novembro de 2021 e tem entre seus objetivos discutir a implementação do Acordo de Paris. Afinal, consideram como um dos mais importantes compromissos multilaterais para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Durante o debate, o representante do Instituto de Democracia e Sustentabilidade, André Lima, destacou que uma das áreas que o país poderia contribuir com a agenda climática mundial seria acabar com o desmatamento ilegal.

Lima disse que, no período entre 2005 e 2013, o Brasil reduziu o desmatamento na Amazônia, em cerca de 85%. Ao passo que reduziu também em outras partes do país.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse, após reunião preparatória para a conferência, no início do mês, que o Brasil apresentará a meta de zerar o desmatamento ilegal antes de 2030.

Para o integrante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Márcio Astrini, o país poderia recuperar seu protagonismo no debate ambiental. Dessa forma, antecipando a realização das metas pactuadas no Acordo de Paris.

Crescimento Verde

O governo federal lançou no dia 25 de outubro, o Programa Nacional de Crescimento Verde. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico. Como resultado, o programa contará com recursos nacionais e internacionais, públicos ou privados. Da mesma forma, para reembolsáveis e não reembolsáveis, fundos de impacto e investimentos de risco na aceleração de projetos e iniciativas sustentáveis.

Fonte: Agência Brasil