Você está visualizando atualmente Campanha de Multivacinação atende crianças, jovens e adultos de VG
Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, iniciou a vacinação de crianças, adolescentes e adultos na Campanha de Multivacinação

Campanha de Multivacinação atende crianças, jovens e adultos de VG

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, iniciou a vacinação de crianças, adolescentes e adultos além da atualização da Campanha de Multivacinação

Apesar do foco da ação da Campanha de Multivacinação ser a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, o município estendeu para adultos e idosos, aproveitando a mobilização e adicionando as vacinas da Covid Bivalente e gripe. A vacinação iniciou (11), em todas as Unidades Básicas de Saúde e vai até o dia 23 de setembro.

No próximo sábado (16), será o dia ‘D’ de mobilização e contará com a inauguração da reforma. Assim como a ampliação e requalificação da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), Binoca Maria da Costa, no bairro da Manga, grande Cristo Rei.

“Várzea Grande sempre primou pelo zelo e cuidado com a saúde de sua gente, tanto que em meio a pandemia da COVID-19, nosso desempenho considerado acima da média nacional e queremos avançar ainda mais. Contudo com a decisão do Ministério da Saúde em reforçar a necessidade de imunização para as pessoas pudessem estar protegidas, nós também vamos nos desdobrar para atingir metas”, frisou o prefeito Kalil Baracat sinalizando que saúde pública preventiva evita gastos desnecessários e assegura que as pessoas tenham saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, para crianças e menores de 15 anos de idade disponibilizados 17 tipos de vacinas dentro da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde. Enquanto que os adultos, o que for necessário na atualização das vacinas, como, por exemplo, a Covid-bivalente e a gripe serão 19 vacinas.

Sobre a campanha

Para se vacinar é só ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Várzea Grande, localizadas nos bairros e no Centro da cidade. É só levar a caderneta vacinal, que as equipes vão orientar quais as vacinas necessárias. Por isso, é bom já deixar tudo planejado para as próximas datas a vacinar, anotado na carteirinha de cada um.

“O objetivo do Ministério da Saúde, é promover uma grande mobilização nacional, para que as pessoas fiquem protegidas de doenças por vacinas. Com a caderneta de vacinação em dia, a gente consegue proteger nossas crianças e adolescentes de várias doenças eliminadas ou controladas em um passado recente, mas que sinalizam voltar. Por isso a vacinação é fundamental.”

“E os adultos que levarão as crianças, adolescentes nos postos também poderão verificar sua situação vacinal. Estendemos outras vacinas, para dar oportunidade a nossa população de se vacinar. Pedimos a todos que procurem uma Unidade Básica de Saúde, neste período de mobilização. Todavia entre o período de 11 até o dia 23 de setembro, e não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação. São diversas vacinas disponíveis para proteger seus filhos e sua família de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras. No sábado (16), teremos a vacinação das 8h às 17h, com todas as Unidades Básicas abertas”, reiterou Gonçalo de Barros.