Você está visualizando atualmente Campinas ganha 1ª fazenda urbana com 1.300 m² em São Paulo
A fazenda urbana tem 1.300m² de espaço verde e é livre de agrotóxicos

Campinas ganha 1ª fazenda urbana com 1.300 m² em São Paulo

A fazenda urbana tem 1.300m² de espaço verde e livre de agrotóxicos no Parque Dom Pedro Shopping

Desde já estão cultivando na fazenda urbana hortaliças como alface, mostarda e agrião, totalmente livres de agrotóxicos e outros pesticidas. Mais de 30 mil pés de hortaliças ocupam a área de 1.300 metros quadrados, o que é equivalente a um cultivo mensal de 2,2 toneladas de alimentos. Da mesma forma, a colheita é feita pouco antes da entrega, ainda frescos e direto da fazenda pra o consumidor.

“Entregamos para Campinas e região uma novidade que traz alimentação saudável, promove hábitos sustentáveis, aproxima as pessoas do meio ambiente e incentiva um estilo de vida mais leve para a sociedade, conceitos que o Parque D. Pedro Shopping tem na sua missão”, explicou o superintendente Marcelo Zaffalon.

Fazendas Urbanas no Brasil

Acima de tudo, são pequenos espaços usados para o cultivo de toneladas de alimentos. Esta colheita é feita na própria cidade, o que reduz os custos de transporte e as emissões de carbono.

Do mesmo modo, em outros shoppings do Brasil a fora, a iniciativa está se reproduzindo como no Shopping Eldorado, que não só mantém uma horta no telhado como também transforma as sobras de alimentos em adubos por meio da compostagem.

A startup BeGreen, por exemplo, está desenvolvendo outros projetos no país. É o caso da experiência no Boulevard Shopping, em BH, e da fábrica da Mercedes-Benz – esta é a primeira Fazenda Urbana do mundo dentro de uma indústria.

Anteriormente, a BeGreen também lançou o modelo na cobertura da sede do iFood, em Osasco, na Grande São Paulo. Todos os modelos são automatizados, livre de agrotóxicos e cultivados por meio da hidroponia. Ou seja, as raízes se desenvolvem na água e recebem nutrientes naturais para que cresçam saudáveis.

“De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior”, explicou o Parque D. Pedro Shopping em comunicado.