Os candidatos de 2022 à Presidência estão oficialmente em campanha a partir desta terça
O Brasil terá 12 candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022. Com o fim do prazo para registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão portanto definidos os nomes dos postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
Vale lembrar contudo que o TSE ainda julgará todos os registros de candidatura. Isso deverá ocorrer até o dia 12 de setembro. No entanto, os candidatos à Presidência de 2022 estão em campanha oficialmente a partir de hoje (16). São eles:
Ciro Gomes (PDT)
Natural de Pindamonhangaba (SP), Ciro Gomes construiu sua carreira política no Ceará, onde então foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. A candidata a vice-presidente na chapa é Ana Paula Matos (PDT), vice-prefeita de Salvador, eleita em 2020 na chapa encabeçada por Bruno Reis (União Brasil).
Eymael (DC)
Nascido em Porto Alegre, José Maria Eymael cursou filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O vice na chapa é o economista João Barbosa Bravo, de 75 anos, natural de São Gonçalo (RJ), registrado como Professor Bravo.
Felipe D’Avila (Novo)
Felipe D’Avila, nascido em São Paulo, é cientista político, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e coordenador do movimento Unidos Pelo Brasil. É escritor e tem dez títulos publicados. Essa é a primeira vez em que ele se candidata ao cargo de presidente da República. O candidato a vice-presidente na chapa é o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG).
Jair Bolsonaro (PL)
Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, chegando a capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil, cargo que assim assumiu em 1º de janeiro de 2019. O candidato a vice-presidente na chapa é o militar da reserva Walter Souza Braga Netto. Ele nasceu em Belo Horizonte em 1957 e alcançou o posto de general no Exército.
Léo Péricles (Unidade Popular–UP)
Leonardo Péricles é o único homem negro na disputa presidencial. Natural de Belo Horizonte, ele é técnico em eletrônica e ao mesmo tempo mecânico de manutenção de máquinas. A candidata a vice-presidente na chapa é a dentista Samara Martins, de 34 anos, também natural de Belo Horizonte.
Lula (PT)
Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Então, foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra (PSDB).
Além disso, o candidato a vice-presidente na chapa é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Nascido em Pindamonhangaba (SP), tem 68 anos, é médico e professor.
Pablo Marçal (Pros)
Esta é a primeira vez que Marçal disputa a um cargo público. Bacharel em direito e empresário, o goiano de 35 anos é casado e tem quatro filhos. Ele é conhecido como autor de livros de autogestão e sobretudo por palestras e vídeos motivacionais. A candidata a vice é Fátima Pérola Neggra, de 54 anos. Ela é policial militar de São Paulo, escritora e poetisa, nascida em Iporã (PR).
Roberto Jefferson (PTB)
Advogado nascido em Petrópolis (RJ), Roberto Jefferson tem 69 anos e circula há décadas na política nacional. Antes de fazer carreira na política, chegou a participar de programas de televisão na década de 1980. A chapa terá Padre Kelmon, do mesmo partido, como candidato a vice-presidente. Ele, ademais, é quem lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador do PTB.
Simone Tebet (MDB)
Simone Tebet tem 52 anos. Nascida em Três Lagoas (MS), é formada em direito e então começou a carreira política em 2003 como deputada estadual. De 2005 a 2010, foi prefeita de sua cidade natal por dois mandatos. A candidata a vice-presidente na chapa é a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). Senadora pelo PSDB de São Paulo, Mara tem 53 anos, é publicitária e psicóloga.
Sofia Manzano (PCB)
A candidata à Presidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB) é a professora e economista Sofia Manzano, nascida em 1971 na cidade de São Paulo. Além disso, a chapa tem como candidato a vice-presidente o sindicalista Antônio Alves, de 43 anos, jornalista, natural do Recife, filiado ao PCB há 20 anos.
Soraya Thronicke (União Brasil)
Soraya Thronicke tem 49 anos e é advogada, natural de Dourados (MS). Estreante como candidata, foi eleita senadora pelo seu estado em 2018 pelo então Partido Social Liberal (PSL) – hoje União Brasil. O candidato à Vice-Presidência é Marcos Cintra, de 76 anos. Formado em economia, Cintra tem especialização em planejamento econômico pela Universidade de Campinas.
Vera (PSTU)
Vera Lúcia tem 54 anos e é natural de Inajá (PE). Operária sapateira, é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe. A candidata à Vice-Presidência é a indígena da etnia Tremembé, Kunã Yporã (Raquel Tremembé). Kunã tem 39 anos e é pedagoga.
Fonte: Agência Brasil