Você está visualizando atualmente Mais de 4 mil pessoas serão recrutadas e capacitadas para trabalhar na construção da ferrovia estadual
Sistema Fiemt e parceiras irão selecionar, recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio

Mais de 4 mil pessoas serão recrutadas e capacitadas para trabalhar na construção da ferrovia estadual

Sistema Fiemt, através do Senai MT e do IEL MT, irá selecionar, recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo

Iniciada em novembro de 2022, as obras da nova ferrovia estadual terão mais de 700 quilômetros de extensão. Assim, irá conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Com previsão de ser concluída em prazo máximo de 10 anos, as obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.

O Senai MT irá ofertar os cursos de qualificação profissional para a construção civil, com diversas formações. Isto é, ajudantes de obras, armador de estruturas, carpinteiro de obras, encarregado/mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção. Bem como operador de caminhão basculante, operador de caminhão pipa, operador de caminhão guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.

Já o IEL MT irá selecionar e recrutar os trabalhadores, disponibilizando o Banco de Talentos dos formados nos cursos. O recrutamento ocorre após o cadastro dos currículos e triagem dos profissionais para as vagas disponíveis. Os contratos IEL Senai são com a Rumo, mas quem vai contratar são as construtoras que estão fazendo a obra.

Silvio Rangel

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, irá selecionar, recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio. De acordo com Rangel, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso, por meio de capacitações técnicas e geração de oportunidade de empregos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, destacou que a taxa de desemprego em Mato Grosso uma das menores do país. E um dos maiores desafios dos empregadores conseguir mão de obra qualificada para ocupar os postos de trabalho em aberto.

A geração de empregos será um dos grandes legados da ferrovia. Desde que os trabalhos foram iniciados, a ferrovia já mobilizou mais de 1.000 profissionais na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis entregue no primeiro semestre de 2023 e em outros cinco viadutos que estão em construção entre Rondonópolis e Juscimeira. A empresa também está executando a terraplanagem por 35 km do traçado projetado que segue em direção ao médio norte. As inscrições poderão ser feitas no Centro de Empregabilidade do IEL MT localizado na unidade do Senai de Rondonópolis.