Você está visualizando atualmente Carne bovina de Mato Grosso aumenta vendas no mercado no Egito e Emirados Árabes Unidos
A carne bovina de Mato Grosso alcançou boa participação no mercado internacional em 2023 como o Egito e Emirados Árabes Unidos

Carne bovina de Mato Grosso aumenta vendas no mercado no Egito e Emirados Árabes Unidos

A carne mato-grossense chega a outros 83 destinos, sendo diferentes países e continentes

A carne bovina de Mato Grosso alcançou boa participação no mercado internacional em 2023 como o Egito e Emirados Árabes Unidos. Com este resultado, o ano que passou teve o segundo maior volume exportado, ficando atrás apenas de 2022, quando a exportação atingiu cerca de 3% maior nas duas regiões.

Além de atender o consumo da população brasileira, a carne mato-grossense chega a outros 83 destinos, sendo diferentes países e continentes. Essa aproximação comercial é resultado das atividades desenvolvidas pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Portanto, vem promovendo informações sobre a sustentabilidade e qualidade da carne de Mato Grosso pelo mundo.

Países que aumentaram a compra de carne bovina de Mato estão na rota das missões internacionais do Imac, há alguns anos. O Egito e os Emirados Árabes Unidos, visitados por representantes do Imac em 2022, se apresentaram como protagonistas e aumentaram seus volumes negociados em 8,39% e 61,39%, respectivamente, ocupando o segundo e terceiro lugares como maiores importadores de carne bovina mato-grossense, em 2023.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), mostram que a China permanece como a principal compradora da carne bovina do estado, mesmo tendo reduzido suas aquisições em mais de 18% no comparativo anual com 2022.

Na avaliação de Bruno Andrade é necessário Mato Grosso diversificar. Assim como ampliar o número de clientes para não ficar na dependência de um único mercado comprador.

Mato Grosso ajuda a alimentar o mundo

Portanto, o cálculo  feito pelo Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), aponta um crescimento de rebanho bovino de 2% ao ano, atingindo a marca de 36 milhões de cabeças de gado até 2026, em território mato-grossense.

A expectativa para 2024 é de um cenário promissor. De acordo com Bruno Andrade, o ano será de bons números para exportação, repetindo o recorde dos últimos anos.

Missões internacionais

Ações internacionais promovidas pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), tendem a fortalecer ainda mais os laços entre parceiros comerciais. Há anos o Imac tem participado de diversas missões internacionais ampliando o mercado da carne bovina sustentável do Estado.

A comitiva do Imac já percorreu países como a China, além de outros no Oriente Médio e Europa. Segundo Bruno Andrade, a meta para os próximos anos é aumentar a participação de Mato Grosso em eventos que proporcionem abertura, diversificação e consolidação da carne mato-grossense no mercado internacional.

“Cada país tem sua pauta específica. Com Ásia e Oriente Médio tratamos sobre a segurança alimentar e a qualidade da carne. Na Europa, focamos na sustentabilidade”.