Em várias parte do mundo, já existem serviços de carro autônomo funcionando
O carro autônomo foi pensado para transportar pessoas ou bens sem a necessidade de colaboração humana, sendo guiados por sensores e inteligência artificial. Apesar de parecer algo muito futurista, empresas do ramo automobilístico como Ford e Toyota já investem pesado em veículos do tipo. Alguns serviços com essa tecnologia, inclusive, já estão disponíveis para o público.
Embora seja um pouco distante para os brasileiros, em algumas partes do mundo, já é possível, por exemplo, pegar um ônibus sem motorista. Confira alguns dos serviços que carros autônomos fazem ao público.
Delivery
A Ford, em parceria com a rede Walmart, lançou um serviço de entregas utilizando veículos autônomos em Miami, Austin e Washington, nos Estados Unidos. Ainda em fase de testes, ele está disponível para três unidades da rede, mas é esperado um aumento nesse número.
A expectativa é expandir o serviço, no futuro, para grandes conglomerados urbanos, diminuindo custos para a empresa e possibilitando mais opções de entrega para os clientes.
Transporte público
Na Noruega, a empresa Mobility Forus disponibiliza gratuitamente um serviço de transporte, nas cidades de Koppelen e Svanholmen, através de pequenos ônibus elétricos e totalmente autônomos.
Devido à legislação do país, um operador da empresa fica presente dentro do veículo durante todo o trajeto. Para usar o transporte, não há necessidade de agendamento, basta então aguardar em um dos seis pontos disponíveis
Robotáxi
Em setembro de 2021 a Mobileye, empresa do grupo da Intel, anunciou a implantação de carros autônomos nível 4, ou seja, sem condutores, como serviço de transporte por aplicativo. Em parceria com a Sixt SE (que detém a marca Moovit), os veículos começaram a rodar pelas ruas de Munique, na Alemanha.
Passeio
Se você residir em São Francisco nos Estados Unidos, então poderá utilizar o serviço da empresa Waymo para se locomover em um carro autônomo. Para isso, basta baixar o aplicativo para celular Waymo One. O sistema está em fase final de testes e as corridas não possuem cobrança, desde que você aceite compartilhar sua experiência com a empresa com a finalidade de aperfeiçoar o serviço.