No momento, você está visualizando Carro voador eVTOL que não precisa de piloto é lançado no Brasil
A empresa brasileira Gohobby anunciou na última semana a chegada oficial do EHang 216-S ao Brasil, o carro voador eVTOL

Carro voador eVTOL que não precisa de piloto é lançado no Brasil

EHang a primeira companhia do mundo a obter autorização para o eVTOL estilo drone

A empresa brasileira Gohobby anunciou na última semana a chegada oficial do EHang 216-S ao Brasil, Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical Elétrica, o carro voador eVTOL. O veículo, embora seja mais um dentre tantos em desenvolvimento, é um dos poucos que não precisa de piloto a bordo, funcionando quase como um drone — mas com passageiros.

Conheça mais detalhes:

  • O eVTOL, que tem design baseado em drones, tem capacidade para transportar duas pessoas em viagens de curta distância;
  • Ele tem espaço para bagagem de mão e possui capacidade máxima de 220 kg;
  • O EHang 216-S tem máxima de 30 km de distância e velocidade de até 130 km/h;
  • O carro voador da EHang é pilotado remotamente por meio de um sistema inteligente — o piloto planeja, executa, monitora e assume o controle do voo a partir do solo.

Embora lembre um drone, o 216-S se diferencia pelos sistemas e recursos de segurança integrados, que seguem os da aviação convencional. O eVTOL chinês possui ainda 12 baterias independentes, responsáveis pela autonomia de 30 km com carga, e 16 motores que permitem velocidade máxima de até 130 km/h, segundo divulgação oficial.

Conforme anunciado pela Gohobby, a aeronave já está em pré-venda no Brasil. As primeiras unidades devem começar a circular a partir de 2024.

Outros detalhes da aeronave incluem: 

  • O EHang 216-S tem 5,73 m de largura e 1,93 m de altura;
  • 620 kg no peso máximo de decolagem;
  • Devido à decolagem e pouso vertical, não depende exclusivamente de pistas de pouso, podendo usar diversos locais, se encaixando bem na mobilidade urbana;
  • A Gohobby, importadora do EV, não divulgou preços, mas disse que o eVTOL será vendido a um valor competitivo. Isto é, em comparação a outros meios de transportes mais convencionais do mercado.

Vale lembrar que a EHang recebeu em outubro a autorização para o tipo de aeronavegabilidade na China. Com o aval, a empresa se tornou a primeira empresa do mundo a receber tal certificado.