Os convidados vão dialogar sobre as questões levantadas pelo escritor nas décadas de 1970 a 1990 na Casa Silva Freire
A Casa de Cultura Silva Freire estreia a nova temporada da série “Conversas ao pé do cajueiro”. Dedicados a discutir variados temas a partir do pensamento crítico e poético de Silva Freire, os encontros mensais integram as atividades oferecidas ao público pela instituição, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Em 2024, os convidados especiais debatem as interferências da crise climática no âmbito da cultura e a perda dos elementos que torna singular os modos de ser e habitar a cidade de Cuiabá. O episódio de abertura teve a presença do secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Mas durante a temporada debaterão, entre outros temas, o modernismo/modernidade, intensivismo, arte, literatura, memória cultural e patrimônio histórico material e imaterial. O objetivo, no entanto, é pensar o espaço urbano na contemporaneidade e o pertencimento cultural a partir das transformações urbanas experimentadas em Mato Grosso desde a metade do XX.
Ao longo dos episódios os convidados vão dialogar sobre as questões levantadas pelo escritor nas décadas de 1970 a 1990, acerca da separação entre natureza e cultura, conversar sobre a crise climática e os diferentes modos de afetar as cuiabanias, enquanto forma de vida que respeita a singularidade da cidade” adianta Larissa Silva Freire, diretora da Casa Silva Freire.
Mediada pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral. A série “Conversas ao pé do cajueiro” será transmitida pelo canal do Youtube da Casa Silva Freire
A Casa Silva Freire
A Casa fica na Rua Cândido Mariano, número 707, no Centro Histórico de Cuiabá. Sendo assim, abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo e Poema//Processo.
A associação sem fins lucrativos é Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM. Fundada em 8 de abril de 2010, sua finalidade é preservar e difundir a obra do poeta. Por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.