Programação tem Setembro Casa Silva Freire, Projeto Sapicuá e oficina com Nicolas Behr
Assim como os ipês que, em setembro, colorem as ruas de Cuiabá, a Casa Silva Freire floresce sob o sol geodésico e retoma as atividades abertas ao público. A nova temporada que se inicia neste mês é simbólica e marca um novo momento para a CSF. A instituição que carrega o nome e o legado do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, completou 15 anos em 2025 com inúmeras ações culturais e educativas desenvolvidas.
Com uma programação 100% gratuita, a CSF promove ao longo do mês, entre outras ações, o Circuito Cultural Setembro Freire e oficinas de experimentação com o poeta Nicolas Behr. Confira a agenda completa e participe!
A retomada das atividades abertas ao público é representativa já que em setembro se comemora o Dia do Poeta Mato-grossense.
A data instituída pela Lei Estadual no 8.906, em 18 de junho de 2008, em homenagem ao nascimento de Silva Freire, em 20 de setembro de 1928. Se vivo, o poeta completaria 97 anos em 2025.
O grande destaque em setembro é a realização da 5ª edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que acontece na sexta-feira (19), às 18h, no Espaço CDL, no Centro Histórico de Cuiabá. Definido como um encontro poético-cultural, o Setembro Freire acontece desde 2008, se consolidando como um marco no calendário cultural de Mato Grosso.
Lançamento de “Violetas Cuiabanas”
Este ano, a programação do Setembro Freire será marcada pelo lançamento do Projeto Sapicuá de Literatura Mato-grossense. Ou seja, parceria com a Entrelinhas Editora, que distribuirá livros de literatura para as infâncias e promoverá formação de educadores em escolas públicas de Cuiabá.
O evento também marca o lançamento de “Violetas Cuiabanas”, livro de Daniela Freire, ilustrado por Daniela Monteiro e publicado pela Entrelinhas. A obra infantojuvenil tem como temática central o protagonismo feminino no século 20, em Cuiabá. O cenário da narrativa é o Centro Histórico da capital, com destaque para a Casa de Bem Bem.
Além dos lançamentos, o Setembro Freire contará ainda com apresentações e intervenções artísticas num sarau poético.
Também em Setembro
A nova temporada ainda contará com outras atividades. Aliás, a agenda mensal completa inclui ainda oficinas de experimentação poética, teatro e visitas mediadas.
Na programação de setembro, a CSF também receberá o poeta Nicolas Behr no sábado (27) para oficinas de experimentação poética. Nascido em Cuiabá, o poeta ganhou projeção nacional nos anos 1970 com sua poesia marginal. Marcada pelo humor, pela crítica social e pela relação afetiva com o Cerrado. Em breve irão disponibilizar links e informações para inscrição.
O Programa Conversas ao Pé do Cajueiro fará parte da agenda de setembro. Sob a apresentação da professora e filósofa Maurília Valderez, a estreia da terceira temporada está marcada para o dia 24 de setembro.
A nova programação da CSF contará ainda com oficinas de teatro para bebês e crianças pequenas. Bem como oficinas de experimentação poética com o multiartista Caio Ribeiro.
Além disso, a Casa Silva Freire recebe o público semanalmente em visitas mediadas: todas as quartas-feiras, das 12h às 18h. Para agendar as visitas, ligue para o telefone (65) 981273268 ou, então, pelo e-mail agendamento@casasilvafreire.org.br. Endereço: Rua Cândido Mariano, n. 707, Centro Histórico, Cuiabá-MT.
A Casa de Cultura Silva Freire
Localizada no Centro Histórico de Cuiabá, a Casa Silva Freire abriga uma expografia sobre a vida e a obra do poeta. Além do Centro de Documentação (CPDOCSF), responsável pela guarda de seu acervo.
Fundada em 8 de abril de 2010, a Casa é uma associação sem fins lucrativos apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e certificada como Ponto de Cultura (Minc) e Ponto de Memória (Ibram). Sua missão, portanto, é preservar e difundir a obra de Silva Freire por meio da promoção da cultura, da literatura, da arte, da ciência e da educação em Mato Grosso.