Ednaldo Rodrigues: afastado do cargo após determinação do Tribunal de Justiça do RJ por suspeita de irregularidades no acordo que garantiu sua eleição
A CBF informou, em nota divulgada nesta quinta-feira (15), que o vice-presidente Fernando José Sarney responsável por convocar, com urgência, novas eleições para a presidência da entidade.
Fernando Sarney assumiu a função após decisão desta quinta do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que afastou o então presidente Ednaldo Rodrigues.
A medida tem como base suspeitas de fraude envolvendo a assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes, em um acordo firmado com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e cinco dirigentes, que garantiu Ednaldo no comando da entidade.
Diagnosticado com ataxia e déficit cognitivo
De acordo com a Justiça, Nunes não teria condições de saúde e cognitivas para participar do processo eleitoral. Documentos obtidos pelo portal Leo Dias e revelados pelo SBT News, mostram que em 2023, ele foi diagnosticado com ataxia e déficit cognitivo.
Em uma ação judicial de 2024, o coronel declarou que não tinha saúde para procurar o Ministério Público e firmar acordo sobre pensão alimentícia.
Diante das suspeitas, o ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou que o TJ-RJ apurasse as possíveis irregularidades, mas manteve Ednaldo Rodrigues no cargo.
No entanto, nesta quinta-feira (15), o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro concluiu que há fortes indícios de que Coronel Nunes não tem condições de manifestar sua vontade de forma consciente.
Em nota, Fernando Sarney afirmou já ter assinado o termo de posse e da nova eleição convocada. A divulgação das datas, procedimentos e demais informações do processo eleitoral ocorrerão em breve.