Você está visualizando atualmente CBO oferece orientação online e gratuita sobre retinopatia diabética
É possível agendar um médico oftalmologista do CBO que oferecerá o serviço gratuito de teleorientação sobre retinopatia diabética

CBO oferece orientação online e gratuita sobre retinopatia diabética

CBO promove maratona de prevenção e conscientização da retinopatia diabética gratuitamente

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove (20) uma maratona de prevenção e conscientização da retinopatia diabética, ou seja, doença que causa danos à visão e pode levar à cegueira, inclusive.

Durante a maratona oferecerão um serviço gratuito de teleorientação, isto é, o usuário poderá agendar uma sessão com um médico oftalmologista para tirar dúvidas sobre a doença. Quem se interessar pelo atendimento, deve buscar um dos horários disponíveis e fazer o agendamento no site 24 horas pela diabetes.

O CBO promove a maratona de teleatendimento desde o ano passado, e durante todo o dia ocorrerão palestras e debates. Ainda mais entrevistas com médicos, cientistas e convidados, com transmissão pelo YouTube. Na página do evento, aliás, é possível encontrar diversas informações sobre a retinopatia diabética.

Retinopatia diabética

A doença é causada pelos danos nos pequenos vasos da retina e alterações nos níveis de glicose do sangue, que acometem as pessoas diabéticas. Segundo o CBO, é a principal causa de cegueira evitável entre indivíduos de 20 a 64 anos.

Para evitar a retinopatia, é fundamental que as pessoas diabéticas consigam estabilizar o nível de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 10 milhões de brasileiros convivem com essa doença. No entanto, esse número pode ser bem maior devido à subnotificação.

É possível tratar casos leves com um controle cuidadoso do diabetes. Entretanto, os casos mais avançados podem necessitar de tratamento a laser ou cirurgia. Os primeiros sintomas incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão, bem como dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer até a cegueira.

Estima-se que um em cada dois adultos com diabetes não tenha o diagnóstico, o que faz da informação um fator de extrema importância para o início do tratamento adequado.

Fonte: Agência Brasil