Você está visualizando atualmente CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária na ALMT
CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária na ALMT

CCJR analisa mais de 30 projetos em reunião ordinária na ALMT

27 matérias no CCJR receberam parecer favorável

A CCJR analisou mais de 30 projetos em reunião ordinária realizada na tarde desta terça-feira (16). Entre as 27 matérias que receberam parecer favorável está o Projeto de Lei (PL) nº 1823/2023. O objetivo é de criar no estado uma  Política de Conscientização e Prevenção do Traumatismo Cranioencefálico.

Esse tipo de traumatismo normalmente causado por acidentes de trânsito, explicou o deputado Dr. Eugênio (PSB). O parlamentar ainda disse que casos como esse são comuns na rede pública de saúde de Mato Grosso e defendeu a contratação de neurocirurgiões.

Para atender esses pacientes em todos os hospitais regionais e municípios do estado. “É fundamental esse profissional para que nós possamos efetivamente salvar vidas. Na primeira hora, nós conseguimos ter um prognóstico de mais de 90% de tentar recuperar a vida desse paciente. A cada hora que passa, o prognóstico piora 10%. Se passar dez horas, como o caso de um paciente que sai do Araguaia, até que regulado e colocado dentro de um centro cirúrgico aqui na capital. E já se levou-se mais do que 10 horas até que isso ocorra”, argumentou Dr. Eugênio.

Proibir o corte do fornecimento de energia nas unidades consumidoras com home care

Conforme disse, o parecer aprovado na comissão pela derrubada do Veto Parcial nº 18/2024 aposto ao PL nº 180/2023, deu origem à Lei nº 12.460/2024. Ou seja, para proibir o corte do fornecimento de energia nas unidades consumidoras com home care.

Também está entre as propostas aprovadas o PL nº 772/2023 que visa acrescentar na legislação a possibilidade de uso da Carteira da Pessoa Idosa, emitida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para comprovação de renda. Esses idosos terão direito à gratuidade ou desconto em passagens intermunicipais dentro do estado, conforme previsto em lei.

Estiverem presentes na reunião os deputados Júlio Campos e Dr. Eugênio, além de Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB), que participaram de forma remota.