Você está visualizando atualmente Central de Regulação realizará mutirão de mamografias entre os dias 15 e 30 de abril
A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará novo mutirão de exames de mamografias em Cuiabá.

Central de Regulação realizará mutirão de mamografias entre os dias 15 e 30 de abril

A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará novo mutirão de exames de mamografias em Cuiabá

Dessa vez, o foco é a realização do mutirão de exames de mamografias na rede pública de saúde. A idealização é do secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós.

Ao todo, a Central visa realizar 500 tomografias para reduzir a dimensão da fila pelo exame no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 2.549 pacientes aguardam pelo exame.

O mutirão, contanto, atenderá 40 pacientes por dia, sendo 20 no período matutino e 20 no período vespertino. Assim, atenderão os pacientes no Centro Diagnóstico de Cuiabá da Afip, localizado na Av. D. Aquino, número 291, próximo ao Sotrauma.

O mutirão atenderá apenas pacientes que já estão agendados e aguardam na fila no ano de 2024. Para isso, terá um processo de triagem, em que cada paciente avisado por telefone sobre o agendamento do exame.

“Nós solicitamos que o paciente inscrito na fila fique de olho no celular e atenda a ligação da Central de Regulação, porque muitas vezes ao não atender o telefone depois de três ligações nós não conseguimos agendar”, afirmou  Andrea Biachi Linhares, coordenadora técnica da Central de Regulação.

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre risco de Febre Oropouche

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu um alerta para a comunidade sobre o risco crescente de Febre Oropouche (FO). Esta medida tem como objetivo reforçar a vigilância e detecção precoce de casos suspeitos em Cuiabá e surge em resposta aos diversos surtos da doença registrados em várias regiões, incluindo o Brasil, Equador, Guiana Francesa, Panamá, Peru e Trinidad e Tobago ao longo de 2024.

Mas qualquer caso suspeito da doença deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica de Cuiabá em até 24 horas, por meio do WhatsApp (65) 99206-8618. Para viajantes que apresentem os sintomas, é importante procurar assistência médica, relatando o trajeto da viagem, especialmente se incluir áreas afetadas pela Febre Oropouche.