Prefeitura e Governo do Estado se movimentam para implantar Centro de Parto Natural em Várzea Grande
Com resultados expressivos na área de Saúde Pública, como mais de dois mil nascimentos após a implantação da Maternidade Municipal em maio de 2021, Várzea Grande foi escolhida pelo governador e por seu vice, Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, respectivamente, para ser modelo de universalização da Atenção Básica de Saúde e para ser piloto na implantação do Centro de Parto Natural, uma unidade escolar de formação técnica de profissionais da área de enfermagem especializados em partos naturais.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e sua equipe de trabalho, acompanhado pelo prefeito Kalil Baracat, assinaram uma carta de intenção para a instalação de um Centro de Parto Natural e Escola, a funcionar no Hospital e Maternidade Municipal.
Ademais, assinaram o documento, representantes da Fundação Nova Suíça Rachele Steingruber. Assim como da Escola de Saúde Pública do Estado, e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A intenção maior é que Várzea Grande no futuro passe a ter um Hospital Materno Infantil.
“Várzea Grande será referência em parto humanizado. Ao mesmo tempo, queremos que outros hospitais em todo o Mato Grosso adotem o parto natural como prioridade, porém é necessário começar”, detalhou o vice-governador Otaviano Pivetta.
“Hoje propusemos ao prefeito Kalil Baracat assinar essa carta de intenção para instalarmos na Maternidade Municipal o Centro de Parto Natural. Algo que vai humanizar os nascimentos e transformar esse Centro em uma escola para formarmos mais enfermeiros e enfermeiras obstetras. Assim, disseminaremos essa forma natural e mais humanizada de nascer”, continuou.
Baracat respondeu
Kalil Baracat agradeceu a atenção dada pelo vice-governador Otaviano Pivetta ao município. Ainda destacou sobretudo se sentir orgulhoso por mais de duas mil crianças já terem nascidas na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo. Unidade inaugurada em maio de 2021.
“Além do apoio à estruturação da Atenção Básica ou Primária em Várzea Grande oferecida hoje pelo vice-governador Pivetta, também destacamos a importância da parceria com a Fundação Nova Suíça. Eles irão trabalhar com as mães gestantes por um parto humanizado. Nós ofertaremos um acompanhamento digno e tranquilo desde o pré-natal, o nascimento e o pós-parto”, disse Kalil.