Você está visualizando atualmente Saiba o primeiro e o último país que celebram a chegada de 2022
Kiribati é uma ilha na Oceania que comemora o Ano Novo antes do resto do mundo

Saiba o primeiro e o último país que celebram a chegada de 2022

Devido ao fuso horário, o mundo celebra a chegada de 2022 em diferentes momentos

A pequena ilha de Kiritimati (ou Christmas Island), na República de Kiribati, será então o primeiro lugar povoado do planeta a celebrar a chegada de 2022.

Está situada em pleno Oceano Pacífico, 3,2 mil quilômetros a leste da capital do arquipélago, Tarawa, Kiritimati. Tem cerca de 6,5 mil habitantes e fica exatamente onde passa a Linha Internacional da Data (LID). Traçado imaginário instituído em 1884 para sinalizar a mudança de dia.

O Réveillon na ilha terá a sua comemoração ocorrendo 16 horas antes de Brasília.

Já entre as metrópoles, o primeiro ano novo a ocorrer será de Auckland, na Nova Zelândia, uma hora depois de Kiritimati. A cidade costuma celebrar assim com fogos de artifício na Sky Tower.

A derradeira festa pela chegada de 2022, ocorrerá nove horas depois do fuso de Brasília. Na Samoa Americana, território no Pacífico que pertence aos Estados Unidos.

Curiosamente, a vizinha Samoa, nação independente situada a apenas 200 quilômetros do território ultramarino norte-americano, celebrará o Ano Novo junto com Kiritimati. Pois em 2011, o país decidiu “pular” o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos de Austrália e Nova Zelândia. Então, seus maiores parceiros comerciais.

Saiba o primeiro e o último país ano novo
Cidade de Pago Pago, na Samoa Americana

O ano novo chega mais rapidamente a estas regiões porque elas estão geograficamente localizadas em áreas com os fusos horários mais adiantados. Para se ter uma noção de como as nações são adiantadas, quando já é ano novo em Samoa e Kiribati, o Brasil ainda está com os relógios marcando 8 horas da manhã.

Honolulu, no Havaí, é a última região do mundo a comemorar a data

A passagem de um ano para o outro acontece primeiro na chamada Linha Internacional de Data (LID), que fica no Oceano Pacífico, a oeste do Havaí. Em contrapartida, Honolulu, no Havaí, é a última região do mundo a comemorar a data.

Honolulu, Hawaii | Waikiki Beach | Jasperdo | Flickr
Enquanto isso, banhistas curtem a último dia na Praia de Waikiki em Honolulu, Havaí